Esportes

Fluminense, mais uma vez, é pivô de disputa no tapetão

Ao pedir a anulação de jogo recente com o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, por supostamente o árbitro Sandro Ricci ter invalidado gol de seu time após informações externas – o que é proibido pela legislação esportiva -, o Fluminense torna-se novamente pivô de uma disputa no tapetão. O caso, agora, promete muita repercussão, assim como outros em que o Tricolor esteve envolvido.

Em 2013, o Flu conseguiu no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) se salvar do rebaixamento para a Série B. Apesar de em campo terminar a competição entre os quatro últimos, o Tricolor recorreu ao tribunal para punir a Portuguesa, por causa da escalação irregular do atleta Héverton, num jogo da Lusa com o Grêmio.

O STJD deu ganho de causa ao clube carioca e, com isso, a Portuguesa perdeu quatro pontos e acabou rebaixada no lugar do Flu. Ali começava a descida do clube paulista ao fundo do poço – há poucas semanas, a Lusa caiu para a Quarta Divisão nacional.

Mas antes disso, outras polêmicas envolveram o Fluminense, beneficiado por decisões extracampo.  Uma delas no Brasileiro de 1996, quando terminou a competição em 23º lugar (entre 24 participantes) e teria de ser rebaixado. Mas a CBF anulou o descenso por causa de um escândalo na arbitragem da competição.

Já em 2000, o Fluminense teria de jogar a Segunda Divisão nacional, pois ganhara a Série C em 1999. Mas obteve uma ascensão meteórica da Série C para a Série A sem disputar a Série B. Isso se deu porque os grandes clubes tomaram as rédeas daquele Brasileiro, organizaram a Copa João Havelange e elevaram o Flu à Primeira diretamente.

Fonte: Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos