Os candidatos à Prefeitura de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) e Emanuel Pinheiro (PMDB) entraram em acordo para diminuir o tempo de propaganda eleitoral. O acordo foi homologado na tarde desta quinta-feira (6) pelo juiz da 37ª Zona Eleitoral, João Alberto Menna Barreto, e divulgado na manhã desta sexta-feira (7), em reunião com os advogados dos candidatos na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT).
O tempo será reduzido de 20 para 10 minutos, sendo 5 minutos para cada candidato. A propaganda eleitoral do segundo turno em Cuiabá deverá começar já na próxima segunda-feira (10).
O juiz Barreto disse que não poderia obrigar os candidatos e utilizar os 20 minutos previstos em lei, registrou ainda que é fato público que o dinheiro está “rareando” e que se não houvesse a homologação desse acordo "as coligações poderiam buscar recursos com origens desconhecidas".
"Nós temos que fiscalizar a lisura do pleito eleitoral, de modo que homologamos o acordo sem qualquer infringência a legislação,” pontuou Menna Barreto.
O coordenador jurídico da coligação “Um novo prefeito para uma nova Cuiabá”, encabeçada por Emanuel Pinheiro (PMDB), Nestor Fidelis, disse que o acordo é justo. “A lei eleitoral mudou e exige que os gastos de campanha sejam mais enxutos, então nada mais justo que, no segundo turno, tenhamos apenas 10 minutos de propaganda eleitoral,” explicou.
A redução do tempo será boa para a população, já que “as propostas serão mais concisas e objetivas”, de acordo com o coordenador jurídico da coligação “Dante de Oliveira”, José Antonio Rosa, que afirmou também que o tempo foi reduzido em função da falta de recursos para fazer a campanha.
José Antonio Rosa reforçou ainda o trabalho realizado pela assessoria jurídica dos candidatos, na orientação dos trabalhadores de marketing, para evitar erros e, consequentemente, representações na Justiça Eleitoral. “Nós analisamos os programas com pelo menos 4 horas antes da entrega às televisões, porque se tiver que alterar alguma coisa, ainda dá tempo de realizar,” disse.
Ele ainda disse que a coligação tem realizado reuniões frequentes para orientar os candidatos e até sobre postagem de áudios via aplicativo de mensagem, como WhatsApp.
“No sábado, nós divulgamos um áudio e colocamos as informações para todos os candidatos que estavam nas campanhas, sobre qual é o limite para fazer campanha, até quando poderia distribuir material, como poderia ser feito pedido de voto e outras coisas. Esse áudio 'bombou' em todas as redes sociais, de todos os candidatos todo mundo seguiu a orientação, parecia até orientação do tribunal, e não era. Todos fizeram a divulgação então esse é o trabalho preventivo que nos viemos fazendo de forma bastante célere,” pontuou.