Todas as vezes que estou falando sobre autoestima e uso a frase acima, “As pessoas te tratam como VOCÊ se trata”, de Fátima Abate, e ainda complemento: as pessoas fazem conosco aquilo que permitimos, percebo os olhares concordando, mas entristecidos. Sim, somos totalmente responsáveis pelo tratamento que recebemos. Claro que não estou falando de situações eventuais quando nos tratam mal, estou falando de repetidamente sermos maltratados e diminuídos. Como são os seus amigos? Que tipo de comida você come? Qual o seu ritmo, chega na hora ou está sempre correndo para não atrasar? Com que frequência você sente orgulho de si mesmo? Você se elogia, reconhece quando faz algo bem feito? Pessoas que têm um relacionamento saudável consigo mesmas sentem menos inveja, elogiam e, principalmente, são bons ouvintes.
De acordo com Andrew Matthews“Você pode vislumbrar sua autoimagem olhando as pessoas que o cercam. Todos nós travamos relacionamentos com pessoas que nos tratam da maneira como acreditamos que merecemos ser tratados. Pessoas com uma autoimagem saudável exigem respeito daqueles que as cercam. Elas tratam bem a si mesmas, estabelecendo um exemplo do modo como os outros devem tratá-las. Se você tem uma autoimagem ruim, irá se confrontar com todos os tipos de maus tratos e aborrecimentos vindos de praticamente todo mundo. As pessoas nos tratam do modo como nos tratamos. Aqueles com quem nos relacionamos percebem rapidamente o quanto respeitamos a nós mesmos. Se há respeito próprio, todos seguem fazendo o mesmo, respeitando-nos! Quando estamos nos sentindo mal a nosso próprio respeito, por exemplo, tendemos a descontar a insatisfação em nós mesmos. Isso pode se manifestar de várias maneiras, tais como surtos de comilança de “besteiras”, acidentes, doenças, privação de comida, etc. O fato é que o modo como nos tratamos é um reflexo do quanto estamos gostando de nós mesmos em um determinado momento. …E para você melhorar o modo como se sente em relação a seu próprio respeito: aceite elogios, elogie-se, fale bem de si mesmo, valorize-se, trate bem do seu corpo, faça com que as pessoas saibam como você deseja ser tratado, cerque-se de boas pessoas, use afirmações positivas e tenha sempre em mente a imagem daquilo que você deseja ser e não daquilo que você é.”
E quero finalizar com a frase escolhida pela minha amiga Cris Pompeu, de autoria desconhecida, "A vida não é uma janela. É um espelho."
Namastê