Cidades

Justiça obriga MT a realizar tomografia em pacientes com câncer

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) obrigou o Governo do Estado a disponibilizar exame de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-CT), aos pacientes com câncer do Sistema Único de Saúde (SUS). O pedido foi feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) e estabelece que nenhum paciente deverá aguardar por mais de 30 dias para a realização do referido exame.

A medida vale para pacientes portadores de neoplasia maligna de pulmão, câncer colorretal e de linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. O Estado tem prazo de 90 dias para disponibilizar o exame aos pacientes, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, cuja responsabilidade recairá, de forma solidária, no governador do Estado, Pedro Taques (PSDB) e do secretário de Saúde do Estado, João Batista Pereira da Silva, ficando o montante da multa limitado ao valor de um milhão de reais.

Para o magistrado, o Estado deveria ter realizado o empenho do montante necessário para execução de despesas de máxima importância como a requerida pelo Ministério Público.

A Lei Complementar nº 101/2000 determina que qualquer lei orçamentária deve ter uma reserva de contingência para gastos não previstos, inclusive, oriundos de demanda judicial. “Se assim não o fez, a medida ora postulada realmente se faz necessária, diante do não comprometimento do gestor público com os princípios constitucionais”, informa trecho da decisão.

Com Assessoria

Felipe Leonel

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.