Um grupo de pais bem animados viajou de Cuiabá a João Pessoa para acompanhar os filhos que disputam os Jogos Escolares da Juventude na capital paraibana. A torcida cuiabana – composta de 20 pessoas – chamou a atenção durante o jogo de futsal masculino entre Mata Grosso e Amazonas, realizado neste domingo (25.09).
O apoio dos pais corujas deu certo, pois o Colégio Issac Newton, que representa Mato Grosso nos jogos, venceu a partida por 7 a 2. Carla Fernandes, mãe do jogador Pedro Henrique, contou que é sempre uma festa quando os meninos jogam. “Nós acompanhamos eles em treinos, nos campeonatos em Cuiabá e também no interior do Estado”.
Eles também estiveram no estadual que classificou a equipe para os jogos nacionais. Carla conta que a partida mais complicada foi contra o time de Água Boa, que jogava em casa. “A torcida toda era contra, mas os meninos mantiveram a calma e venceram o jogo”, recorda.
A ideia de vir para João Pessoa surgiu durante a comemoração do título do estadual em Água Boa. O pessoal confeccionou a camiseta da torcida, comprou as passagens e arrumou as malas e rumo ao nordeste.
No jogo de estreia na etapa nacional os nervos dos pais estavam à flor da pele. Eles gritavam, pulavam, davam orientações técnicas, reclamavam com o árbitro e só faltavam invadir a quadra. Quando os gols saíam era uma verdadeira festa com gritos de “Cuiabá”, “Cuiabá” e “Cuiabá”.
Mari Coelho, mãe do jogador Thiago, era a mais empolgada. Enquanto todos estavam sentados, ela ficava em pé incentivando o time. Nas jogadas de ataque da equipe adversária, ela quase entrava em quadra para defender a bola junto com o filho. “É muito amor que a gente tem por esses meninos. Dessa maneira qualquer distância é curta para vê-los jogar”, disse a mãe coruja que teve que fazer horas extras no trabalhar para acompanhar o filho em João Pessoa.
Os Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional) são realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A competição, que começou na terça-feira (20), com as modalidades individuais, prossegue até o próximo dia 30.
Mato Grosso conta com uma delegação de 183 membros, entre estudantes, técnicos e dirigentes. O Governo do Estado custeou todas as passagens aéreas (ida e volta) da equipe.