Enviar uma mensagem a sociedade de que a cidadania não é um privilegio, mas um direito. Esse é o objetivo da 14ª Parada da Diversidade, que será realizada em Cuiabá (MT) no próximo sábado (24). Segundo Gabriel Henrique Figueiredo, presidente do Grupo Livre Mente, que organiza o evento, os participantes irão se concentrar na Praça Ipiranga, no Centro, à partir das 14 horas. A expectativa é de que 5 mil pessoas participem do ato.
Este ano o tema da parada é “Cidadania não é privilégio: vote certo, vote colorido” e tem como propósito fazer a população como um todo refletir sobre o seu voto. “Principalmente a população LGBT, dar um voto consciente em um candidato que apresente propostas para a comunidade, propostas que não sejam necessariamente afirmativas, mas que inclua essa minoria nas propostas já existentes,” defende Gabriel Henrique.
De acordo com o coordenador, a estimativa de público é baseada nos eventos anteriores e de pessoas que confirmam presença pelo Facebook. “Para cada pessoa que confirma presença na Rede Social, nós esperamos que vá de quatro a cinco pessoas a mais”, afirma.
Durante a parada, haverá mais de 20 atrações regionais, explica Gabriel Henrique, que também é psicólogo e ativista do movimento. No percurso, o grupo passará pelas avenidas da Prainha e Getúlio Vargas e chegará ao destino final, na Praça Santos Dumont, por volta das 18 horas.
Serviço
Parada da Diversidade Sexual
Praça Ipiranga, Cuiabá (MT), às 14h de sábado (24.09)