Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) solicitou ao Sindicato dos Bancários a manutenção de efetivo mínimo de 30% da força de trabalho nas agências bancárias, durante o movimento grevista. Segundo o TRE, a intenção é evitar prejuízos à movimentação de recursos de campanha dos candidatos a cargos eleitos nas Eleições 2016.
A questão é que o TRE relatou que o Sindicato afirma que 30% do efetivo já realizam os trabalhos dentro das agências em todo o Estado. Já o Sindicato dos Bancários informou ao Circuito Mato Grosso que nas agências públicas não há qualquer tipo de atendimento, 100% do efetivo está fora das agências, apenas as instituições privadas possuem 30% do efetivo mínimo atuando.
Conforme a assessoria do sindicato, o serviço realizado com a atuação desse efetivo mínimo se refere aos atendimentos no caixa eletrônico, serviços automáticos e recolhimento interno (que garante a compensação dos depósitos). O Sindicato ainda não tem previsão do término da greve, que se iniciou no dia 6 de setembro. Os grevistas pedem reajuste salarial de 14,78% e melhorias nas condições de trabalho, porém afirmam que as propostas estão sendo sempre abaixo da inflação.
A reunião do TRE-MT com o Sindicato dos Bancários ocorreu em resposta à solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT) que pediu que a Justiça Eleitoral tentasse negociar com os bancários porque a greve estaria atrapalhando a campanha deste ano.
Aos candidatos o TRE-MT esclarece aos candidatos que as doações financeiras a candidatos de valor igual ou superior a R$ 1.064 só podem ser realizadas por meio de transferência bancária. E que os pagamentos devem ser feitos por cheques nominais ou transferências eletrônicas entre contas correntes.
De acordo com dados da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) 13 mil agências, das 23 mil agências do Brasil, estão fechadas em protesto à política de arrocho salarial dos bancos. Em Mato Grosso são mais de 270 agências fechadas em mais de 45 municípios.