Membros do grupo terrorista Estado Islâmico (Foto: AP)
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) afirmou nesta quarta-feira (21) que derrubou um avião de guerra sírio na região de Al Qalamoun Oriental, ao nordeste de Damasco, através da agência de notícias "Amaq", vinculada aos radicais.
A "Amaq" publicou um comunicado na internet, cuja autenticidade não pôde ser verificado, no qual afirma que "foi derrubado um avião da força aérea síria em Al Qalamoun Oriental".
Em uma segunda nota, a agência de notícias relacionada com os jihadistas apontou que previamente o aparelho tinha lançado quatro bombardeios contra posições do EI no monte Al Naqib e que no final foi abatido.
O texto acrescenta que o avião caiu em uma zona que se encontra entre áreas em poder do regime sírio e de outras em mãos de facções opositoras.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou que um aparelho de identidade desconhecida caiu nesta quarta-feira (21) em Al Qalamoun Oriental, e destacou que não se sabe se foi por algum problema técnico ou se foi alvo de um ataque. A ONG indicou que também se desconhece o paradeiro de sua tripulação.
Por enquanto, os meios de comunicação oficiais sírios não divulgaram a queda do aparelho.
Este é o segundo avião que cai nos últimos três dias na Síria.
No último dia 18, a agência de notícias "Amaq" afirmou que os extremistas tinham derrubado um avião, do tipo Mig-23, do Exército sírio nos arredores da cidade nordeste de Deir ez Zor.
Uma fonte militar, citada pela agência oficial "Sana", corroborou que o avião foi derrubado durante "uma missão de combate contra o EI" em Deir ez Zor.
Atualmente, operam no espaço aéreo sírio a aviação nacional e a russa, assim como a coalizão internacional, liderada pelos EUA.
Fonte: AFP