Caiu de 6 para 3 o número de estados com trabalhadores dos Correios em greve. A paralisação iniciada na quinta-feira (15) agora está restrita a regiões do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Sergipe, segundo a estatal e a Fentec, federação que representa a categoria.
Com o fim da greve no Ceará, Piauí e Santa Catarina, os Correios informaram nesta sexta-feira (16) que 99,08% do efetivo do país está trabalhando normalmente, segundo dados do sistema eletrônico de presença.
"A paralisação parcial não afeta o atendimento à população. Todas as agências estão abertas e os serviços, inclusive a entrega de Sedex e o Banco Postal, estão disponíveis.
Nas localidades onde a paralisação persiste, os Correios já estão aplicando o Plano de Continuidade de Negócios, que inclui ações como realização de horas extras e mutirões, apoio de trabalhadores da área administrativa e realocação de funcionários", informou a empresa.
Segundo os Correios, mesmo no RS, MG e SE, a paralisação é parcial, destacando que na região de Santa Maria (RS) não houve adesão ao movimento e que em Minas Gerais o movimento grevista só atinge a região da Grande Belo Horizonte.
Apesar da greve ter sido reduzida para regiões de apenas 3 estados, a Fentec informa que até o momento apenas 26 dos 36 sindicatos de trabalhadores aprovaram a proposta de reajuste apresentada pelos Correios.
A proposta dos Correios prevê reajuste de 9%, a ser concedido nos percentuais de 6%, em agosto de 2016, e 3%, em fevereiro de 2017, e reajuste nos benefícios em 8,74%.
Fonte: G1