(Foto: Arquivo Circuito Mato Grosso)
A greve dos bancários em Mato Grosso completa nesta sexta-feira (16) dez dias de paralisação. Ao Circuito Mato Grosso, o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro de Mato Grosso (Seeb-MT), Clodoaldo Barbosa, contou que as negociações continuam sem avanços e que a greve continuará por tempo indeterminado.
“Voltei de São Paulo após uma semana tentando negociar, e lamentavelmente não conseguimos nenhum avanço. A greve continua”, informou Clodoaldo. Os representantes da categoria se reuniram com a Federação dos Bancos (Fenaban) nesta quinta-feira (15) na tentativa de negociar as reinvindicações dos servidores.
Os bancários cobram reajuste salarial de 14,78%, além de melhorias nas condições de trabalho. Segundo Clodoaldo, a Fenaban voltou a propor o reajuste de 7%, porém, a proposta foi rejeitada novamente. “Eles insistem em propor apenas 7% e nós não vamos aceitar. Nossas propostas estão sendo ignoradas e isso prejudica a categoria, então continuaremos paralisados”.
Além do reajuste, a categoria pede vale-alimentação, 13ª cesta básica, auxílio creche/babá no valor de um salário mínimo, o fim das metas abusivas e do assédio moral. Mato Grosso tem 4,2 mil bancários em mais de 300 agências. Segundo o sindicato, 256 agências estão fechadas por causa da greve.