Parque Olímpico lotado durante a Paralimpíada (Foto: Cristina Boeckel/G1)
O Ministério do Turismo divulga nesta sexta-feira (16) dados preliminares de uma pesquisa sobre a experiência dos turistas brasileiros e estrangeiros no país durante a Paralimpíada, no Rio de Janeiro.
Conforme os primeiros números divulgados pela pasta, para 87,8% dos turistas a viagem atendeu ou superou as expectativas e 90,5% afirmaram ter a intenção de voltar.
O preço do ingresso na Paralimpíada também agradou mais o turista em comparação com a Olimpíada. Nos Jogos Olímpicos, o preço dos ingressos foi avaliado positivamente por 80% dos entrevistados. Na Paralímpiada a avaliação positiva chegou a 95,5%.
Para 54,1% dos entrevistados, os Jogos foram principal motivo da viagem ao Rio. Para 59, 5% dos visitantes esta foi a primeira visita ao país. Os turistas vieram principalmente dos Estados Unidos (18,2%), Espanha (15,5%), Argentina e França (6,1% cada um) e Alemanha (5,4%).
De acordo com a pesquisa, além do Rio, os visitantes estiveram em outros 33 municípios brasileiros. A pesquisa também quis ouvir os turistas sobre os serviços oferecidos. Os mais bem avaliados foram: restaurante (98,5%), gastronomia (97,1%), alojamento (96%) e diversão noturna (95,7%).
Nos locais de competição, os itens mais bem avaliados foram os preços dos ingressos (95,3%), organização geral (93%) e infraestrutura (85,9%). Os estrageiros ficaram em média 10 noites no Rio com gasto diário de R$ 290.
Os turistas nacionais vieram em sua maioria da Região Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Para 22,6% dos entrevistados, essa foi a primeira viagem ao Rio. Eles gastaram em média R$ 278 por dia.
A pesquisa teve início no dia 8 de setembro e será concluída no dia 20. Os dados preliminares divulgados nesta sexta foram coletados até o dia 13 nos aerportos do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Fonte: G1