Nesta terça-feira (13) foi lançada para a imprensa a 11ª edição da Casa Cor Mato Grosso, o maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina. A mostra concedeu pela primeira vez um prêmio para o ambiente mais votado pelos profissionais da imprensa que será divulgado no dia 15 de setembro (quinta-feira).
Foram construídos 28 ambientes totalizando mais de 2.650 m², dentro do Várzea Grande Shopping, projetados por 44 arquitetos, com um investimento de aproximadamente R$ 10,5 milhões. Nesta edição foram apresentados conceitos de ambientes integrados que remete a forma de interação que os mato-grossenses têm de confraternizar.
A diretora de relações públicas e arquiteta da Casa Cor Mato Grosso, Emili Ayoub Giglio, destacou que a decisão de criar um troféu para o ambiente escolhido pelos jornalistas é uma forma de destacar o olhar diferenciado. “Para nós sempre foi muito importante a opinião da imprensa como um todo. Cada setor da sociedade tem uma visão em relação ao projeto e para os profissionais importa muito a visão que vocês têm”, explicou Emili.
A mostra apresentou ambientes diferenciados, porém sempre com um toque de sustentabilidade aliado a tecnologia, com sofisticação e conforto. São lofts, lavabos, toilletes, suítes, cozinhas, spa para a família, restaurantes, home office, varandas, salas de estar e jantar e muitos outros espaços, cada um com uma peculiaridade.
Na exposição, a Casa Cor mostra a tendência de integração dos ambientes. Ou seja, “a sala de visita já deixou de ser apenas sala de visita, a cozinha vem também para a sala de visita. A gente já tinha essa noção há uns oito anos, mas agora tem se intensificado esse conceito”, declarou Emili.
Segundo Emili Giglio, tudo é novidade. “Cada arquiteto tem seu estilo, na Casa Cor tudo é novidade, é novidade em cores, texturas, conceitos. A construção civil está mudando igual roupa, antigamente quando se falava em estilos eram décadas para acontecer uma mudança. Quando a pessoa demora uns dois anos para construir uma casa, no final ela já não quer o mesmo material que ela tinha escolhido no começo”, salientou a arquiteta.
Em relação à sustentabilidade Emili destacou que foram usados materiais de descarte nas decorações. “São plásticos, papelão de embalagens da própria Casa Cor que são reutilizados”. Outro ponto interessante é o trabalho projetado nos amplos espaços, que de acordo com a arquiteta é uma forma de expor melhor os ambientes. “Quando eu dou uma ampla visão a algo é mais fácil de vender a ideia”, explicou.
A arquiteta Débora Zurk, que projetou o ambiente ‘Lavabo Social’, também reforça a ideia de que o espaço maior serve para trabalhar a criatividade do profissional. “Quando temos um grande espaço, a princípio temos dificuldade em tornar ele funcional em otimizar àquele espaço, mas é a melhor maneira que têm para que o cliente tenha uma visualização. Sem dúvidas que uma área pequena é melhor para trabalhar”, afirmou Débora.
Além da Casa Cor, haverá o ambiente do Mato Grosso Criativo, um espaço que apresenta a cultura e artistas mato-grossenses e o restaurante Mahalo que funcionará em um dos ambiente durante toda a mostra de decoração. Há também vários outros ambientes funcionais como o Spa da Família, o Lápidário Gastronômico, o Toilette Social, Home Teater entre outros.
Os ambientes serão abertos para visitação a partir do dia 16 de setembro e seguirá até o dia 30 de outubro, todos os dias, das 14h às 22h. O ingresso custa R$ 30 (inteira) e meia- entrada custa R$ 15 para estudantes e pessoas acima de 60 anos.