Foto: Divulgação/Politec
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) recebeu a solicitação de 438 carteiras de identidade durante a 2ª edição da Caravana da Transformação realizada pelo Governo do Estado em Peixoto de Azevedo (672km ao Norte de Cuiabá). A caravana atendeu moradores do município e região, incluindo indígenas e população carcerária.
Papiloscopistas se deslocaram até a Cadeia Pública da cidade para atender 15 recuperandos que estavam sem documentação. A ação foi uma iniciativa da direção do presídio por intermédio da assistente social da unidade, Irene Pereira Azambuja Cavalcanti, e da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setas).
“Ter acesso à carteira de identidade é um direito básico de todo cidadão e nós estamos viabilizando isso aos recuperandos que não possuem o documento. É um meio de garantir a ressocialização quando terminarem de cumprir a pena, de recomeçar e conseguirem emprego”, disse Irene.
Conforme a servidora, cerca de 30% dos recuperandos da unidade prisional são detidos sem documentação, o que dificulta o processo de ressocialização e inclusive o retorno do vínculo familiar.
“O nosso trabalho é solicitar a segunda via de certidão de nascimento e do RG. A Caravana trouxe agilidade, rapidez e viabilidade nesse processo, ao atender as necessidades da nossa unidade, disponibilizando meios para a recuperação desses documentos e até mesmo a fotografia 3×4 do RG”.
Durante a Caravana, uma família indígena da etnia Tupi Guarani da aldeia Araporã, distante 200 km de Peixoto de Azevedo, esteve presente para dar entrada na documentação civil. O técnico em enfermagem ,Antonio Reginaldo Kala-Y, levou a esposa e as filhas de 9 e 11 anos para solicitarem a 1ª via do RG. “Vim até a cidade para realizar uma cirurgia e aproveitamos para regularizar a nossa certidão e o Registro Civil na Caravana, pois temos apenas o registro indígena”, disse.
Morador de Peixoto de Azevedo, Raimundo Rodrigues ficou feliz em garantir a carteira de identidade para os filhos. “É uma felicidade, pois ainda não havia conseguido fazer o documento dos meus filhos e fazer a transferência do RG da minha esposa. Agora é só esperar chegar os documentos para prosseguir”, disse.
Dezoito alunos do ensino fundamental do “Projeto Luz do Saber”, desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a prefeitura, também foram beneficiados. No mesmo local eles tiraram a foto 3×4 e solicitaram a carteira de identidade.
O gerente de Identificação Civil da Politec, Carlos Eduardo José da Silva, ressaltou a participação da instituição na Caravana. “A importância de realizar o mutirão na Caravana da Transformação é diminuir a distância aos cidadãos. Na maioria das vezes essas pessoas têm dificuldades em se deslocar da zona rural até um posto de identificação”, destacou.
A Politec realizou o serviço dos dias 7 a 10 de setembro, na Vila Olímpica da cidade. A ação envolveu 12 servidores, entre técnicos, papiloscopistas e servidores cedidos da Prefeitura de Peixoto de Azevedo.
Os documentos serão confeccionados em Cuiabá, encaminhados via malote ao município e entregues aos solicitantes no Posto de Identificação, ao lado da Prefeitura de Peixoto de Azevedo, no prazo previsto de até 90 dias.
Com Assessoria