Cidades

BRT e VLT inauguram serviço especial para os Jogos Paralímpicos

Parque Olímpico, na Barrra da Tijuca, é a principal área de competições da Rio 2016 (Foto: Renato Sette Câmara/Parque Olímpico/Divulgação)

Começam nesta quinta-feira (8) as competições dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Por causa das interdições e alterações no tráfego de veículos pela cidade, com operação das Faixas Paralímpicas, foram implantados serviços especiais do BRT, para atender aos espectadores dos jogos, e do VLT, para atendimento ao público no Boulevard Porto Maravilha, que recebe atrações culturais e de lazer.

Os principais destaques dos jogos neste primeiro dia de Paralimpíada são as provas de natação, das quais participa o brasileiro Daniel Dias, o basquete em cadeira de rodas e tênis de mesa, além das disputas de atletismo – estas acontecem no Estádio Olímpico Engenhão.

Quem for assistir às competições no Parque Olímpico e no Riocentro contará com dois serviços especiais do BRT nos corredores da Transoeste e Transolímpica. Foram criadas duas novas linhas para a Paralimpíada, uma com serviço expresso e outra direto. De acordo com a prefeitura, elas vão agilizar o tempo de viagem. Os passageiros poderão utilizar qualquer Riocard para embarque.

A linha com serviço direto entre as estações Terminal Paralímpico e Jardim Oceânico tem tempo de viagem estimado em 20 minutos. Já o serviço expresso entre Vicente de Carvalho e o Terminal Paralímpico tem paradas nas estações Vicente de Carvalho, Madureira-Manaceia, Taquara, Morro do Outeiro, Riocentro, Olof Palme e Terminal Paralímpico, com tempo de viagem total estimado em 45 minutos. Ambos os serviços vão funcionar das 5h à 1h.

Para atender aos passageiros que vão assistir às competições noturnas no Parque Olímpico da Barra, com encerramento até às 23h30, a Linha 4 do metrô terá embarque estendido até 1h na estação Jardim Oceânico. Nos Jogos Paralímpicos não haverá serviço noturno de BRT.

Serviço especial do VLT
Assim como na Olimpíada, será montado um esquema especial de embarque, desembarque, venda de cartões e validação de passagem nas paradas dos Museus e Navios do VLT. A validação dos bilhetes só poderá ser feita externamente. O passageiro, já com o cartão em mãos, entra na fila de embarque, organizada com barreiras metálicas, posiciona o bilhete em um dos validadores disponíveis antes da plataforma e segue para a entrada no VLT.

Além disso, para facilitar a compra dos cartões, haverá um posto de venda do RioCard nas paradas. O desembarque no local também será organizado por barreiras metálicas e orientado pelos agentes.

Segundo a prefeitura, durante a Paralimpíada, os trilhos do VLT na Praça Mauá, que concentra a maior parte da programação cultural e de lazer paralela aos jogos, serão isolados por grades, para garantir a segurança do público que for ao Boulevard Olímpico. Também haverá pontos estratégicos para travessia dos pedestres com o auxílio de agentes e da Guarda Municipal.

A prefeitura alerta que será mantida durante a paralimpíada a fiscalização da validação de passagem do VLT. Quem for flagrado utilizando o transporte sem pagar tarifa será multado em R$ 170. Em caso de reincidência, a multa salta para R$ 255.

Festa no Boulevar Porto Maravilha
Durante a Paralimpíada, o Boulevard Olímpico Porto Maravilha, na Região Portuária do Rio, funcionará entre a Av. Rodrigues Alves – até o Mural Etnias, próximo ao Armazém 3 – e a Praça XV, onde está o estande Bungee Jump.

Nesta quinta-feira (8), a festa por lá começa às 13h30 com show dos Bambas dú Samba. Às 20h haverá o show do grupo Pollo. Ambos se apresentam no Palco Encontros, montado na Praça Mauá. As apresentações contarão com tradução simultânea em sinais (libras). No local, os visitantes poderão assistir, ainda, às principais provas paralímpicas em dois telões.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.