Cidades

Carteiras altas em sala de aula ajuda aluno a manter a boa forma

Estudo mostra que carteiras mais altas, que permitem que o aluno fique em pé, podem contribuir para que a criança tenha um peso mais saudável (Foto: CDC/Amanda Mills)

Salas de aula com mesas altas, que permitem que os alunos alternem entre ficar em pé e sentados em um banco, poderiam ajudar as crianças a manter um peso saudável, segundo sugere um novo estudo.

Esse tipo de mesa pode "interromper padrões de comportamento sedentário" enquanto as crianças estão na escola, "de forma simples, de baixo custo e sem interromper o horário de aula", segundo os autores do estudo, que foi publicado na revista médica "American Journal of Public Health".

Os pesquisadores avaliaram crianças da terceira e quarta série em três escolas do Texas, nos Estados Unidos, e concluíram que as crianças passavam mais tempo em pé e tinham um peso mais saudável quando usavam as mesas altas em comparação às carteiras tradicionais de escola.

O estudo envolveu 24 professores e 380 alunos. Os professores foram designados aleatoriamente para usarem mesas altas ou carteiras tradicionais em suas salas de aula.

De forma geral, em comparação com os alunos que usaram as carteiras tradicionais por dois anos, aqueles que usaram as mesas altas pelo mesmo período viram seu índice de massa corporal (IMC) diminuir 5 pontos percentuais, em média.

Reduzir o tempo em que crianças ficam sentadas pode diminuir a inatividade ligada a vários problemas de saúde, incluindo obesidade e diabete, segundo Mark Benden, um dos autores do estudo. Para ele, mesas altas podem fazer diferença sem interferir no horário regular das aulas.

"Forçamos as crianças a sentar e ficar quietas, e isso não é natural para crianças pequenas", diz Benden. "Se queremos que as crianças se sentem menos e se movam mais, devemos encorajar essa atividade durante o processo de aprendizado."

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.