Política

Publicações no Mural Eletrônico do TRE sobem 2.000%

Durante o período eleitoral de 2014, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) realizou 438 publicações no Mural Eletrônico referentes ao período de 15 de julho a 19 de dezembro. Este número já atingiu 9.033 publicações apenas de 15 de agosto a 02 de setembro deste ano por conta das eleições municipais de outubro próximo. Estes dados representam um aumento de quase 2.000%.

O Mural Eletrônico foi instituído pelo TRE de Mato Grosso em 2014, para que advogados, partidos, candidatos e eleitores  acessem informações referentes a processo eleitoral. É no mural que são postados despachos e sentenças a ações, denúncias e outras demandas. A ferramenta é disponibilizada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e sofre atualizações de hora em hora. Nele são publicados atos judiciais e ordinários de Secretarias ou Cartórios durante o período eleitoral.

O coordenador de documentação e jurisprudência, Nilson Bezerra explicou ao Circuito mato Grosso que podem ser publicados registros de candidaturas, representações e apuração das eleições. “Os partidos são obrigados a verificar o portal sempre, porque tudo que o juiz quiser falar com eles, ele vai falar pelo mural. Ou seja, o mural serve para o juiz falar com os partidos, com as coligações, candidatos e advogados”.

Não podem ser publicados no Mural as decisões colegiadas (lidas ao final das sessões e publicadas em locais específicos), nenhum processo que não seja referente às eleições de 2016, publicações fora do período previsto no calendário (antes do dia 15 de agosto e depois do dia 16 de dezembro), cassações de registo de candidatos e ordens para busca e apreensão nos comitês, e as decisões tomadas fora do prazo estabelecido pelo juiz.

Nilson explica que no período não eleitoral só recebe publicações o Diário da Justiça Eleitoral (DJE).  “Antes do período eleitoral nós só temos o DJE, quando chega o período eleitoral surgem outras duas formas de publicação em virtude da serenidade, da característica de processo correr final de semana que são: Sessão e publicação em Secretaria ou Cartório (Mural)”.

A publicação em sessão é feita imediatamente após o julgamento. Ou seja, um processo que era julgado na terça-feira a decisão é confeccionada entre quarta e quinta-feira, o juiz assina e na sexta-feira é publicado. “No período eleitoral, o juiz julga, a decisão é confeccionada imediatamente após decisão e lida ao final de toda a sessão, pois são muitos processos para serem julgados”, explicou Nilson.

As publicações são feitas no endereço: http://www.tre-mt.jus.br/servicos-judiciais/mural-eletronico/ todos os dias a partir das 10h da manhã até às 19h da noite. As atualizações são feitas de hora em hora. 

Catia Alves

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões