Cidades

Agência central do Bradesco é interditada por 36 horas

A agência central do Bradesco foi interditada por 36 horas nesta quinta-feira (01) pelo Procon Cuiabá. Conforme denúncia dos usuários, o órgão de defesa do consumidor contatou em ações anteriores, que o banco não tem cumprido a obrigatoriedade de atender os consumidores no prazo máximo de 15 minutos.

“Enfrentamos um problema sério com a agencia central do Bradesco, que insiste em lesar o consumidor, o fazendo esperar mais de meia hora por um atendimento que se quer dura cinco minutos. O banco já havia sido notificado para que apresentasse um plano de melhorias a fim de sanar o problema, no entanto, nenhuma medida fora tomada. Esta ação de hoje visa chamar a atenção da empresa para a gravidade do problema, na expectativa de que ela tome providências eficazes”, afirmou o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Carlos Rafael Carvalho.

De acordo com a constatação feita pelo órgão e relatos dos consumidores, o tempo de espera para o atendimento pessoal é de cerca de 30 minutos para clientes prioritários e mais de 40 minutos para usuários convencionais do serviço. Em dias de pico, mais precisamente na data de pagamento de benefícios como o INSS e salário dos servidores municipais e estaduais, o prazo pode até dobrar.

“A negligência com o cliente é muito grande nesta unidade bancária e os mais prejudicados são os idosos, que se deslocam ao estabelecimento para fazer a retirada de seu benefício e mesmo sendo direcionados para o caixa preferencial, são obrigados a aguardar mais de 40 minutos para serem atendidos. Nem o serviço que, supostamente, deveria ser mais eficaz e reduzir o tempo de espera de pessoas mais velhas, é devidamente cumprido. Quando se trata de clientes convencionais, a espera é ainda maior,  podendo ultrapassar mais de uma hora. É desrespeitoso esse tipo de tratamento ao consumidor, que abre mão de seu horário de almoço para solucionar seus problemas no banco”, contou o secretário-adjunto.

Para o aposentado João Vicente de Abreu, a rotina na agência central do Bradesco é a mesma mês a mês e o cumprimento da lei parece ser opcional para o estabelecimento. “Todas as vezes que venho aqui é desse jeito. Confesso que hoje meu atendimento foi rápido, pois meu prazo de espera foi de apenas 32 minutos. Normalmente passo quase uma hora na agência só para poder retirar meu benefício do INSS, o que torna essa tarefa sempre muito exaustiva. E o mais surpreendente nessa situação é o fato do atendimento em si ser rápido. Uma vez que minha senha é chamada, logo soluciono meu problema. O que realmente complica minhas idas ao banco é saber que todo mês perderei meu almoço só para receber aquilo que me é direito”, disse o idoso.  

Após a constatação in loco do descumprimento da Lei e a notificação da gerência do espaço, foi lavrado o auto de interdição e as atividades da agência foram interrompidas, sendo autorizado apenas o atendimento daqueles clientes que já se encontravam dentro da unidade. O Banco Bradesco tem o prazo de 10 dias para apresentar sua defesa e será multado em valor ainda a ser definido, que varia de acordo com a infração e reincidência.

Redação

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