Política

Taques faz cortes drásticos e intima secretários a alcançar metas

Alegando a necessidade de alcançar responsabilidade na gestão fiscal por meio da prevenção de riscos que possam afetar o equilíbrio das contas públicas, o governador Pedro Taques publicou nesta quarta-feira (31) decreto impondo medidas drásticas de contensão de despesas. O Decreto  675/2016 estabelece redução de despesas de custeio e de pessoal e determina que as cotas de programação financeira para os meses de agosto a dezembro de 2016 contemplem somente as despesas obrigatórias e essenciais.

Pedro Taques também veda aos gestores a apresentação de quaisquer propostas que aumentem as despesas do Estado, principalmente de gastos com pessoal, incluindo a reestruturação e a revisão de planos de cargos, carreiras e subsídios, enquanto não forem reduzidas as despesas com pessoal a limite inferior ao previsto pela LC nº 101/2000.

Veja os principais itens do decreto:

– Suspensão das despesas públicas com locação de imóveis e de locação de veículos, além da terceirização de serviços de transporte e para a locomoção de servidores públicos no desempenho de suas funções e de atividades públicas que implique em acréscimo. A aquisição de imóveis e de veículos, salvo para substituição de veículos locados também estão suspensas.

– A contratação de consultoria e renovação dos contratos existentes, assinatura de jornais e revistas, contratação de cursos e treinamentos de servidores públicos que demandem o pagamento de inscrição, aquisição de passagem aérea, nacional e internacional, concessão de diárias e verba de deslocamento.

– Aquisição de móveis, equipamentos e outros materiais permanentes, ressalvados aqueles destinados à instalação e à manutenção de serviços essenciais e inadiáveis, devidamente justificados e submetidos à Secretaria de Estado de Gestão – SEGES;

– Compra de materiais de consumo, excetuando-se aqueles destinados ao desenvolvimento das atividades essenciais das unidades, autorizações para concursos com exceção das áreas de saúde, segurança pública e educação e demais serviços voltados diretamente para o atendimento à população, o que vale também para o pagamento de horas extras.

– Redução de 25% da despesa com viagem, nacional e internacional, abrangendo a concessão de diárias, com algumas exceções, a exemplo daquelas de interesse da defesa do Estado e pelos órgãos da Segurança Pública.

– Redução de no mínimo 20% das despesas com o uso de telefonia, suspensão da concessão de afastamentos de servidores públicos para realização de cursos de aperfeiçoamento e licenças para tratar de interesse particular, guardadas as devidas exceções, redução de 10% do consumo de água, energia elétrica, aluguéis, limpeza e outros contratos de despesas consideradas como essenciais.

Aviso aos gestores

O governador Pedro Taques finaliza avisando que os titulares das unidades orçamentárias que não atingirem as metas de economia definidas no referido decreto estarão sujeitos a cortes de programas finalísticos de suas pastas para adequação às metas globais de economia estimadas 

Sandra Carvalho

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões