A arquitetura sustentável tem grande influência nos estudos do aproveitamento de águas pluviais, com captação para uma segunda caixa d’água e a reutilização do líquido para lavagem de pisos e descargas.
O mês de setembro chegou, mas as primeiras chuvas não esperaram. Agosto nos presenteou com suas primeiras gotas que são muito bem-vindas.
No período da estação mais seca que perdura durante alguns meses do ano, a falta das águas tanto nas cidades como no meio rural, acarreta grandes prejuízos principalmente ao setor econômico que é a alavanca do nosso estado: o agronegócio.
O descuido com as redes de águas pluviais cuja captação é quase inexistente na maioria de muitos bairros. São investimentos que para políticos não dão retorno nas urnas. Conheça seus direitos, parte do pagamento do seu IPTU é destinado para cuidar da rede coletora de águas pluviais.
Nas construções que vão se iniciar nesta fase, a grande dica é de um bom projeto para que haja uma boa execução e a constante manutenção da rede, para não ter problemas de infiltrações e alagamentos. Os recursos hídricos com procedimentos de reutilização ou reuso da água, assim como a captação das águas pluviais são importantíssimos e representam redução na sua conta mensal.
Com tantas despesas nas dívidas que nos perseguem mensalmente, a conta de água pode ser controlada com a execução e utilização do uso correto e da reutilização e reaproveitamento de umas das joias do planeta: a água.
Cuidar e preservar é um dos maiores compromissos com a natureza e com a humanidade.