Foto: Protásio de Morais
Este ano, 20 instituições de ensino de Cuiabá, Várzea Grande e Diamantino serão atendidas pelos Concertos Didáticos da Orquestra de Mato Grosso. Com apresentações agendadas para o Cine Teatro nos dias 16 e 17 e no dia 18 de agosto na Praça da Matriz de Diamantino, a série de Concertos Didáticos ocorre sempre nos períodos matutino e vespertino e é exclusivamente voltada à classe estudantil.
Este ano, professores e estudantes desfrutarão de um repertório dinâmico e interativo que, ao mesmo tempo em que revela a música de fronteira, também apresenta irreverentes canções populares contemporâneas, adaptadas para coro e orquestra, reunindo o compositor mato-grossense Guapo e o grupo vocal Alma de Gato em ações educativas conduzidas pela música de orquestra.
“Em 2016, a série de Concertos Didáticos da Orquestra de Mato Grosso ultrapassa a marca de 300 instituições de ensino atendidas no Estado. Desde a estreia do projeto em 2007, centenas de ações totalmente dedicadas à formação de plateias, levam a música e a literatura a instituições de ensino públicas e privadas, ampliando o universo criativo de milhares de jovens estudantes e professores”, destaca o maestro Leandro Carvalho.
Com formato especial, os Concertos Didáticos são quase que em sua totalidade, as primeiras janelas de acesso a obras de extraordinários mestres das artes, numa grande investida que a Orquestra faz em favor da descentralização das suas atividades promovida pela música e pela literatura. Stravinsky, Villa-Lobos, Nino Rota, Cervantes, Brecht, Ibsen, Suassuna, Fellini, Kurt Weill, Edvard Grieg despontaram entre as referências desses quase dez anos de ações educativas da Orquestra de Mato Grosso.
Como parte da programação dos 288 anos de aniversário do município, a Orquestra realiza ainda um concerto aberto em frente à Igreja Matriz, no centro histórico da cidade, aos moldes dos Concertos Populares.
Agenda – Concertos Didáticos 2016
16 e 17 de agosto
Cine Teatro Cuiabá
Sessões às 9h e às 14h30
18 de agosto
Em Diamantino, na Praça da Matriz de Diamantino – Centro Histórico
Às 17h (e às 20h aberto ao público)



