Plantão Policial

PF faz operação contra fraudes em contratos de R$ 2 bilhões

A terceira fase da Operação Lama Asfáltica – Aviões de Lama, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (7), pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União e a Receita Federal. A PF visa desarticular um grupo criminoso que desvia recursos públicos de contratos de obras públicas e que fraudava licitações em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Os contratos sob investigação envolvem mais de R$ 2 bilhões.

Três mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão de aeronaves estão sendo cumpridas por 20 policiais nos municípios de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT) e Tanabi (SP). Todos os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal de Campo Grande.

De acordo com as investigações, a organização criminosa é especializada em desviar recursos públicos, inclusive federais. Ela atua no ramo de pavimentação de rodovias, construções, prestação de serviços nas áreas de informática e gráfica.

Esta fase da Operação é consequência da análise da documentação apreendida na segunda fase da Operação Lama Asfáltica, denominada “Fazendas de Lama”. Nesta, foi possível extrair elementos indicativos que os investigados estavam praticando o crime de lavagem de dinheiro.

Eles usavam os recursos obtidos ilegalmente com a revenda de bens de alto valor e distribuíam esses montantes para diversas pessoas. Com essas ações, eles ocultavam a origem do dinheiro e mantinham, assim, a prática de novas condutas delituosas, mesmo após a deflagração da primeira fase da operação, em julho de 2015.

Os presos serão encaminhados à Superintendência da PF em Campo Grande (MS), e as aeronaves apreendidas irão permanecer nas cidades onde foram localizadas. 

(Com Assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em