Ou ser louco. Ou os dois. Muita gente sonha em ser empreendedor, ser dono do próprio nariz. Mas se dão conta do risco, do trabalho? Não quero desanimar ninguém, muito pelo contrário. Um país se mede pelo seu grau/ força de empreendedorismo. Nos Estados Unidos usam um termo: mom and pop shops, ou seja, pequenas lojas familiares. E existe um movimento para proteger estes pequenos empórios das grandes corporações. Isso não é protecionismo de mercado, e sim de empreendedores.
Empreender não significa construir uma empresa com centenas, milhares de funcionários, faturamento astronômico, e geralmente zero de governança. Empreender é engolir o frio no estômago, aguentar as noites de angústia e insônia.
É muito mais que isso
O tempo do romantismo e empreender já passou. Não há mais lugar, pelo menos não no Brasil, para os mom and pop shops. Empreender, hoje, é briga de cachorro grande. Fez seu plano de negócio? Montou suas projeções, fez a planilha de retorno sobre o investimento? Estudou o mercado? Tem um plano de contingência, um plano B? Se respondeu não à alguma destas perguntas, perderá dinheiro. Empreender, mais que um comportamento, é uma ciência. Tudo bem, muito, mas muito mesmo movida à instinto. Mas se não tiver a parte técnica por trás não adianta nada ter o instinto que um descaroçador de bananas dará dinheiro. Empreender é ser criativo, destemido até certo ponto, mas é antes de mais nada ser brilhante. E, às vezes, este diferencial é reconhecer que não sabe nada, ou não tem o talento necessário para a gestão. É ser inteligente para deixar outra pessoa cuidar de seu brinquedo.
Mas então o que eu faço? Continuo a bater cartão?
Se você tem uma veia empreendedora, não a perca. Como disse no começo, todo país se mede pelo comportamento empreendedor de sua população. Estamos engatinhando sobre o assunto na cultura do brasileiro. O que nos faz poucos mas excelentes empreendedores. Nós lutamos contra tudo e contra todos. Não temos funding, ou seja, ou você tem o dinheiro para empreender ou é melhor ficar quietinho, não há um ambiente financeiro propício para surgimento de novos negócios. Impostos, burocracia, corrupção, tudo é contra. O ambiente é inóspito
Mesmo sabendo disso tudo, você ainda vai empreender? Parabéns, você é autêntico. Na terceira parte abordaremos como empreender do zero.