A Volkswagen anunciou oficialmente nesta terça-feira (28) um acordo com consumidores e autoridades nos Estados Unidos pela fraude em emissões de poluentes de veículos a diesel, segundo documentos oficiais. O grupo, que inclui marcas como Audi e Porsche, poderá desembolsar cerca de US$ 15 bilhões (R$ 50,9 bilhões), de acordo com a Reuters.
O montante inclui US$ 10,033 bilhões para recomprar aproximadamente 475 mil veículos afetados nos EUA.
Os proprietários terão a opção de vender o carro de volta à Volkswagen ou então esperar o conserto e receber um valor em dinheiro por terem sido enganados.
Os donos de carros Volkswagen com motores diesel 2.0 receberão pelo menos US$ 5.100 (R$ 17,3 mil) em compensação além do valor estimado do veículo em setembro de 2015, antes do surgimento do escândalo, que depreciou os modelos envolvidos.
Alguns proprietários receberão até US$ 10 mil (R$ 34 mil) como compensação, dependendo do valor do veículo. O acordo é válido para proprietários de modelos equipados com motor 2.0 diesel, fabricados entre 2009 e 2015, incluindo Volkswagen Beetle, Golf, Jetta e Passat, além do Audi A3.
Outros US$ 4,7 bilhões irão para fundos com objetivo de compensar emissões excessivas de diesel e impulsionar o desenvolvimento de veículos de emissão zero, afirmaram fontes da Reuters.
Um acordo separado com quase todos os promotores estaduais dos EUA sobre as emissões excedentes descobertas será anunciado também nesta terça-feira e deve custar mais de US$ 500 milhões, levando a conta do escândalo para mais de US$ 15 bilhões, disse uma fonte da Reuters.
O acordo deriva da admissão pela montadora alemã em setembro passado de que fraudou testes de emissões de poluentes de veículos a diesel ao incorporar um software nos carros que mascarava emissões até 40 vezes maiores que os limites previstos pela lei dos EUA.
O compromisso ainda precisa passar pela aprovação da justiça americana em 26 de julho, afirmou um porta-voz da Volkswagen nos Estados Unidos, segundo a France Press.
Apenas uma parte
Mas os problemas do grupo não acabam nos EUA, já que ações criminais e civis estão pendentes em outros países.
Enquanto isso, governos da União Europeia estão exigindo que a Volkswagen ofereça compensações similares aos donos de 8,5 milhões de veículos fraudados na região, o que pode fazer com que os custos do escândalo cresçam ainda mais para o grupo alemão.
Brasil
No Brasil, a fraude afetou apenas 17 mil unidades da picape Volkswagen Amarok, ano 2011 e 2012. A montadora ainda não deu prazo para a atualização do software no Brasil, muito menos informou qualquer tipo de compensação.
Em novembro do ano passado, a filial brasileira da Volkswagen foi multada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em R$ 50 milhões. O Procon-SP também anunciou uma penalização de R$ 8,5 milhões à montadora.
A Amarok é produzida na Argentina, com motor diesel 2.0 do tipo EA189, desenvolvido e produzido na Alemanha. É o único modelo vendido no Brasil com o propulsor.
Fonte: G1