Internacional

’23 de junho é nosso dia da independência’, diz líder da Brexit

'Fizemos tudo isso sem precisar brigar, sem precisar disparar uma bala', diz Farage (Foto: Stefan Wermuth/Reuters)

Após a vitória no referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia, Nigel Farage, líder do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP, na sigla em inglês), afirmou, em entrevista à BBC, que "23 de junho entrará para a história como o nosso dia da independência".

"Let June 23rd go down in history as our independence day", afirmou ele, em inglês, que, para muitos, faz referência ao lançamento da sequência do filme "Independence Day", que estreou na quinta-feira no Brasil.

"Fizemos tudo isso sem precisar brigar, sem precisar disparar uma bala", acrescentou ele, que é conhecido por seu discurso anti-imigração e antieuropeu.

Ao lado do ex-prefeito de Londres, o conservador Boris Johnson, Farage é considerado um dos principais vencedores da "Brexit", termo criado com a junção das palavras em inglês "Britain" (Grã-Bretanha) e "exit" (saída).

Ele conseguiu tal feito sem nunca ter pisado no Parlamento britânico. Sua tentativa de se eleger fracassou nas eleições de 2015.

Farage fundou o UKIP em 1993, um ano depois de sair do Partido Conservador, que integrava desde os anos de escola. O motivo: sua posição anti-UE.

Para os críticos, o partido de Farage é racista e anti-islâmico – o que ele refuta. "De maneira alguma é racista dizer que devemos controlar a quantidade e a qualidade dos imigrantes que entram no Reino Unido", disse.

Mesmo pub
Segundo reportagem da BBC, Farage costuma se vangloriar de ser um homem comum, que continua vivendo na mesma região onde nasceu e frequenta, há mais de 30 anos, o mesmo pub, George & Dragon.

Farage nasceu em 1964 em Kent (sudeste da Inglaterra). Seu pai, o corretor da bolsa Guy Oscar Justus Farage, abandonou a família quando o garoto tinha apenas cinco anos.

Ainda assim, ele cresceu em um clã rico e frequentou escola particular, onde desenvolveu paixão pelo críquete, pelo rúgbi e pelo debate político.
Mas não frequentou a universidade – preferiu fazer carreira no mercado financeiro de Londres. Antes de completar 30 anos, já ganhava o suficiente para ter uma vida mais que confortável.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que