Política

Sintap diz que greve não foi considerada ilegal

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap), entidade que representa os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), informou por meio de nota, que a greve das categorias não foi considerada ilegal até esta sexta-feira (24), como vem sendo noticiada.

Segundo o Sintap, nenhum representante sindical foi notificado da suposta ilegalidade da greve e por isso as unidades do Indea e Intermat estão fechadas em todo o Estado. Foi informado ainda que os 30% dos servidores previstos em lei estão sendo mantidos e que os serviços nas barreiras fitossanitárias fixas e volantes, e postos ficais interestaduais (Brtasil/Bolivia) estão trabalhando para garantir o status sanitário do Estado.

Quanto à emissão de Guias de Transporte Animal (GTAs), não considerada pela entidade algo prioritário, vem sendo feita para atender a parte do setor de suinocultura e bovinocultura, apenas para desafogar as granjas e garantir o bem estar dos animais.  

Ilegalidade

No dia 17 de junho, a desembargadora Serly Marcondes Alves, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, declarou ilegal a greve dos servidores que trabalham no Indea e determinou que as funções fossem retomadas imediatamente, sob pena de descontos salarias dos dias parados e multa de R$ 100 mil para cada dia de descumprimento. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões