Você tem vício por algum alimento? Se eu deixasse você levar um alimento para uma ilha deserta , o que você escolheria? Pense nisso…
Temos uma memória emocional em relação ao alimento, veja neste exemplo : o meu leitinho , doutora!!!!Eu só consigo dormir se tomar um copo de leite quente. Faço isso desde criança , quando minha mãe vinha com aquele copo duplo de leite até meu quarto para dar-me um beijo de boa noite.
O mesmo acontece quando pensamos em ficar só em uma ilha sem comida, sem bebida ,sem nada ,o que vem à memória ,aquilo que lhe oferece carinho, aconchego ,proteção,etc. Ao associar o alimento às emoções ,me permito chegar ao domingo e comer chocolates,sorvetes,doces,bolos,etc. Não que seja errado,mas sim o que me faz bem e me deixa feliz com qualidade de vida e saúde. Como eu acordo na segunda-feira? Mais preguiçoso, desanimado ou logo cedo estou pronto para a atividade física e vou sorrindo ao trabalho. Aí está a diferença: o que quero para minha vida e o que eu faço?
Estamos comendo cada dia pior. É por isso que não me canso de promover um estilo de vida saudável e um retorno às nossas raízes alimentares. Sua avó comia o quê, no café da manhã? E no jantar?
Não podemos esquecer que o nosso corpo é formado por 100 trilhões de células, a cada dia 50 milhões se renovam e cada célula necessita de 44 nutrientes diferentes .
Se você conversar com sua avó ou bisavó, poderá descobrir que no tempo delas não estavam disponíveis os mesmos alimentos o ano inteiro, respeitava-se a sazonalidade. Comia-se o que era da época. Nesse tempo, não trocava refeição por lanche , como hoje ninguém mais janta e ainda me falam: mas nosso lanche à noite é muito saudável: peito de peru + queijo branco + pão integral e suco de caixinha.
Pergunto a você: Você escolhe o melhor combustível para o seu carro??
Por que não escolhe os melhores nutrientes para o seu corpo, que é o seu maior patrimônio? Carro, podemos trocar, mas o corpo permanece conosco do dia em que nascemos até nossa morte.
A grande vantagem é que o nosso corpo se renova a cada dia. Não somos os mesmos do ano passado e poderemos estar melhores no ano que vem se começarmos , a partir de agora, a melhorar a qualidade dos alimentos que ingerimos.
Tudo que comemos traz consequências boas ou más para a nossa saúde tanto física como mental e espiritual. Nosso cérebro é feito de nutrientes.
Digo: NUTRIENTES DÃO INTELIGÊNCIA ÀS NOSSAS EMOÇÕES.