Plantão Policial

Quatro são presos em esquema que cobrava R$ 2 mil por diploma falso

Foto: Reprodução TVCA

Quatro pessoas foram presas em Cuiabá suspeitas de participação em esquema de vendas de diplomas, que custavam até R$ 2 mil. O grupo, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) agia dentro de uma única instituição de ensino e também fraudavam históricos escolares. A operação é conduzida pela Polícia Civil do Paraná com apoio da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra Administração Pública (Defaz) de Mato Grosso.

As prisões fazem parte da segunda fase da operação “Volta às aulas” deflagrada pelo Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce) do Paraná. Foram cumpridas ordens judiciais ainda no Rio de Janeiro e do Paraná.

Foram presos em Cuiabá o diretor pedagógico do Centro Educacional de Cuiabá e conselheiro de educação de Mato Grosso, Edson Luiz Carvalho, seu sócio, Hugo Leonardo David, o secretário do Ceduc, Richtelle Rogério de Carvalho Porto. A quarta prisão, de Michel Cunha do Carmo, foi realizada no Rio de Janeiro.

Segundo o delegado da Polícia Civil do Paraná, Marcelo Magalhães, as investigações nasceram em Curitiba para apurar a atuação de uma associação criminosa que emitia históricos falsos do ensino fundamental e médio. “Durante as investigações descobrimos que a ação da quadrilha ultrapassou as fronteiras do Paraná, tendo ramificações em Mato Grosso e outros estados”, disse.

As entidades criavam uma pasta falsa com históricos escolares e outros documentos que eram enviados para Secretaria de Estado da Educação do Paraná para autenticação dos documentos. 

Reinaldo Fernandes

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em