Plantão Policial

Após motim, governo evacua Cadeia de Poconé para reforma

Após um motim que comprometeu a estrutura da cadeia Pública de Poconé (a 103 km de Cuiabá), a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) transferiu 53 internos da unidade. A operação ocorreu neste sábado (18). Dos 56 detentos, 42 recuperandos foram transferidos para a Penitenciária Central do Estado (PCE) e 11 para a Cadeia Pública de Várzea Grande. Apenas três continuam na unidade de Poconé.

A cadeia Pública de Poconé estava com quase o dobro do número de presos de sua capacidade. O local tem cinco celas e capacidade para acomodar 28 reeducandos, e estava com 56.

Uma equipe da Polícia Técnico-Científica (Politec) encontra-se no local para periciar a cadeia pública. O governo deve iniciar a reforma do prédio a partir da próxima segunda-feira (20), assim que a Politec entregar o laudo sobre a situação da cadeia.

Onze presos saíram feridos do motim. Eles foram encaminhados para unidades de saúde e todos já receberam alta. De acordo com o secretário adjunto de Administração Penitenciária da Sejudh, Fernando Lopes, o Serviço de Operações Especiais Penitenciários (SOE) trabalhou com agilidade e evitou que os danos ao prédio fossem maiores.

Sistema Penitenciário

Segundo informações oficiais, o déficit do sistema penitenciário de Mato Grosso é de mais de cinco mil vagas. O governo afirma que tem realizado uma série de investimentos no Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen-MT) para sanar problemas de superlotação das unidades.

Como a construção da Cadeia Pública para Jovens e Adultos (AB) de Várzea Grande, maior unidade penitenciária em construção do estado, onde serão abertas mais 1.008 vagas, que podem ser ampliadas para 1,5 mil.

Em Peixoto de Azevedo (673 km da Capital), o estado entregará mais 256 vagas. O governo construirá ainda duas unidades penitenciárias em Sapezal e Porto Alegre do Norte. Ao todo, são 1.936 vagas. Outra ação promovida pelo governo para dar solução ao problema da superlotação é a aquisição de seis mil tornozeleiras eletrônicas para atender a demanda do Poder Judiciário. O Termo de Referência (TR) já foi encaminhado pela Sejudh à Secretaria de Gestão (Seges).

Com Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em