O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap) garante, por meio de nota divulgada neste domingo (19) que servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e o Instituto de Terras (Intermat) manterão a greve na segunda-feira (20) apesar de o Governo do Estado ter anunciado retorno de 100% às atividades.
Como ainda não foi apresentada solução por parte do governo para o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA) de 11,28%, afirma o sindicato na nota, os servidores que compõem a base do, continuam com os braços cruzados em todas as 141 unidades do Indea e Intermat. ]
“A diretoria da entidade garante o cumprimento da lei de greve com até um pouco mais do que o mínimo que é de 30% no caso do Indea, em revezamentos nas barreiras fixas e volantes e postos fiscais. Tudo para garantir o status sanitário do Estado de Mato Grosso. Nossa greve é responsável e sabemos que emitir Guias de Transporte Animal (GTA) não é a prioridade neste momento”, informa a presidente Diany Dias.
Ilegal
No dia 09 de junho a desembargadora Serly Marcondes Alves, do Tribunal de Justiça de declarou ilegal a greve dos servidores que trabalham no Indea (Instituto de Defesa Agropecuária), e determinou que as funções sejam retomadas imediatamente, sob pena de descontos salariais dos dias parados e multa de R$ 100 mil para cada dia de descumprimento. Ainda cabe recurso da decisão, que é liminar (provisória).
A determinação atinge dois sindicatos que representam os funcionários do Indea-MT: o dos fiscais de defesa agropecuária e florestal (Sinfa) e o dos trabalhadores no sistema agrícola, agrário e pecuário (Sintap). O Sintap garante manter a greve e o Sinfa anunciou retorno ao trabalho.
GTA
Somente na unidade de Rondonópolis, em média, nos períodos de 1 de junho a 15 de junho o normal é emitir 800 GTAs sendo apenas 20% feita pelo módulo produtor e o restante pelos servidores do Indea. Nesta primeira quinzena de greve, de acordo com o Sintap, esse número caiu para 320, a maioria emitido pelo chamado módulo produtor, que só tira com a finalidade de abate.
Com Assessoria