Dois homens foram baleados na região do bairro Sucuri, em Cuiabá, na noite deste sábado (18). Os dois são agentes do sistema penitenciário e atuam no Centro Socioeducativo Pomeri. Em Várzea Grande, policial teve a casa metralhada na Cohab 8 de Março. Ações ocorreram apesar da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) ter colocado 450 policiais nas ruas das duas cidades desde sexta-feira noite com o intuito de conter a marginalidade.
De acordo com informações da polícia, os agentes foram atingidos por bala de calibre 12 quando trafegava na região do Sucuri. “Perdeu, perdeu” teria dito o homem ao reconhecer a vítima como agente penitenciário. Ambos foram encaminhados para o Pronto Socorro e Hospital Municipal de Cuiabá.
Praticamente no mesmo horário, a casa de um agente que atua na Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), na Cohab 8 de Março, em Várzea, foi metralhada por um grupo armado. Segundo o Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (SINDPSS), ele saía de casa com a mulher e os pais quando dois homens em uma motocicleta pararam na garagem e dispararam. Ninguém ficou ferido.
No último final de semana foram registrados vários atentados em cidades de Mato Grosso a partir de ordens dadas de dentro de presídios segundo a própria Sesp. Os ataques deixaram a população em pânico. Não há confirmação se os episódios deste sábado estão relacionados com os da semana passada.
Carga Máxima
Desde a noite de sexta-feira (16) estão atuando nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande 400 policiais e 150 viaturas na Operação Carga Máxima que segue até a noite deste domingo (19). Integram o grupo de repressão os batalhões de Operações Especiais, de Trânsito, a Rotam, o Ciopaer, Corpo de Bombeiros, e a Força Tática e do Comando de Ação Rápida (CAR).
Os dados parciais da operação, divulgados pelos Comandos Regionais da Polícia Militar (CR1 e CR2), apontam 20 prisões, algumas em flagrante delito por roubos, três armas de fogo apreendidas, celulares e carros roubados recuperados.
No bairro Praeiro, dois homens foram presos em flagrante e três detidos para averiguação por suspeita de envolvimento no roubo de um veículo modelo Strada. Com ele a polícia apreendeu o carro e uma pistola 380 com 15 munições.
Um revólver calibre 38 foi apreendido com um rapaz preso em flagrante por assalto. Ele estava com a arma e quatro aparelhos celulares roubados minutos antes em uma residência.
"Situação controlada"
O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, vistoriou de perto o desenvolvimento da ação em vários pontos da capital. Do bairro Pedra 90 à região central de Cuiabá, ele acompanhou blitzes, bloqueios e abordagens policiais. “Mesmo com a situação controlada, nós optamos por estarmos mais presentes neste final de semana na região metropolitana, justamente para que as pessoas se sintam mais seguras”, disse.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gley Alves de Almeida Castro, também acompanhou a operação. Ele explicou que as ações acontecem simultaneamente com blitzes, bloqueios e saturação nos bairros. “São ações importantes e necessárias que já vínhamos realizados, porém agora de maneira mais forte”, observou.