Cidades

Prêmio MT de Literatura reúne 9 escritores e figuras políticas

Acontece nesta terça-feira (14) a cerimônia de premiação das nove obras contempladas no 1º Prêmio Mato Grosso de Literatura. Os autores receberão troféus e irão autografar suas obras a partir das 19h30, no Palácio Paiaguás. Na ocasião haverá ainda o lançamento da segunda edição do prêmio e do Ano Manoel de Barros.

Estarão presentes também o governador Pedro Taques, o secretário de Cultura, Leandro Carvalho e Ricardo Medeiros Ramos Filho que, além de ser um dos pareceristas, é neto do escritor Graciliano Ramos.

“Será uma noite de celebração do livro, da leitura e da criação literária. Novos autores ao lado de escritor experientes, de vários municípios do Estado, recebendo o primeiro Prêmio e inaugurando um novo momento da literatura mato-grossense”, destaca Leandro Carvalho.

Lançado em julho do ano passado, o Prêmio MT de Literatura tem como objetivo apoiar a publicação de obras literáriasbem como incentivar a produção, valorizar e promover escritores residentes em Mato Grosso. Do total de nove obras selecionadas, cinco são de autores do interior do Estado.

Entre as obras contempladas nesta primeira edição do Prêmio MT de Literatura estão, Agnus Dei: no mar de água doce, de Rui Matos (Cuiabá); Balaio Amarelo, de Marilza Ribeiro; Liu Arruda, a travessia de um bufão, de Ivan Belém (Cuiabá); Não presta pra nada, de Marta Cocco (Tangará da Serra); No chão do Araguaia li meu mundo, de Irene Severina Rezende (Tangará da Serra); Norte, de Everton Almeida Barbosa (Tangará da Serra); O último verso, de Stefanie Medeiros (Cuiabá); e Prefeitos de Poxoréu: Biografias, de Gaudêncio Filho Rosa de Amorim (Poxoréu).

A seleção dos textos foi feita por uma comissão técnica formada por profissionais da área, entre eles Ricardo Ramos Filho. O escritor possui 19 livros editados no Brasil e dois no exterior, publicados em Portugal e nos Estados Unidos. Desenvolve pesquisa na área de literatura infantil e juvenil onde vem trabalhando academicamente o avô Graciliano Ramos, privilegiando o olhar sobre seus textos escritos para crianças e jovens.

Os outros jurados são: Agnaldo Rodrigues da Silva. Pós­ doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo, foi professor efetivo adjunto, pró ­reitor de Ensino de Graduação e atualmente é diretor do Centro de Pesquisa e Museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia na Universidade do Estado de Mato Grosso.

E Epaminondas de Matos Magalhães: com doutorado em Letras­ Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e graduação em Letras­ Língua Portuguesa, Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso­ Campus Pontes e Lacerda.

Com Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.