O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap-MT) reagiu a nota do Governo do Estado de Mato Grosso que informou a volta da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para a suinicultura e piscicultura na manhã desta segunda-feira (13). O sindicato alegou que não assinou nenhum acordo proposto pela direção do Indea pela volta da emissão em meio a uma greve que já dura oito dias.
A única entidade que assinou o acordo foi o Sindicato dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sinfa),que segundo a presidente do Sintap, Diany Dias, não possui a prerrogativa legítima necessária para firmar qualquer acordo com o governo em nome dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuário e Florestal. A única entidade que pode firmar acordos coletivos com o governo do Estado, devidamente registrado no Ministério do Trabalho desde 1989 é o Sintap.
30% dos servidores estão trabalhando em esquema de revezamento nas barreiras sanitárias fixas e volantes bem como nos postos fiscais para manter o Status Sanitário, por se tratar de serviço essencial na garantia da Sanidade Animal e Vegetal do Estado. Porém a emissão de GTA não é serviço essencial, segundo o Sintap.
O INDEA é composto pelas seguintes carreiras; Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Mato Grosso, Agente Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado de Mato Grosso, Auxiliar Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado de Mato Grosso, Analista Estadual de Defesa Agropecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.
(Com Assessoria)
Leia mais:
Emissão de guias para transporte de suínos volta a funcionar