A suspensão das visitas de familiares de detentos das unidades prisionais de Mato Grosso por conta da greve dos servidores públicos do estado está provocando grande revolta aos familiares. Em Primavera do Leste (244 km a Leste de Cuiabá), esposas dos cerca de 230 presos realizam nesta quinta-feira (9) um protesto na BR-070 pelo retorno das visitas.
Segundo informações, elas teriam queimado pneus e estariam exigindo que as visitas voltem a acontecer. Também está suspensos os cumprimentos de intimações e os banhos de sol na quadra. Com a greve, novos presos não estão sendo recebidos.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) confirmou ao Circuito Mato Grosso que os novos presos estão ficando em delegacias.
O Estado tem 2.500 agentes penitenciários e 59 unidades prisionais. A categoria cobra o pagamento da reposição da inflação de 2015, de 11,28%. Cerca de 30% do efetivo está funcionando, porém a Sejudh não soube informar quantos agentes fazem a segurança da Cadeia Pública em Primavera do Leste.