Algumas empresas nos procuram porque precisam inovar, criar produtos novos, aumentar a base de clientes pois tem sentido o efeito da crise sem igual que estamos vivendo. Mas será que “toda” a solução está lá fora, no mercado? Ou está dentro da empresa?
Muitas vezes entramos no “piloto automático” e conduzimos a empresa como sempre a conduzimos. Mas são tempos novos. Tempos que pelo menos a 20 anos não vivemos. Levemos em consideração algumas situações:
• O empresário brasileiro está acostumado a pedalar, a gerenciar sua empresa e seus negócios sem folga no fluxo de caixa
• Mas tinha acesso à crédito, mesmo sendo caro. Portanto seus negócios não paravam
• Estruturas e processos antiquados não sentiam a necessidade premente de revisão. Tudo estava dando certo – mesmo que artificialmente
• Estávamos praticamente a pleno emprego. A taxa de desemprego estava realmente baixa, na balança o poder de barganha do funcionário era maior. Funcionário porque como ele poderia sair da empresa e achar uma posição rapidamente no mercado, não se portava como colaborador
A relação de valores mudou
• O empresariado continua a pedalar, mas não consegue mais crédito, nem à juros exorbitantes
• A taxa de desemprego batendo perto dos 12% muda a relação de forças na empresa. Hoje um funcionário tem muito medo de perder seu emprego. E aí está a grande oportunidade.
Oportunidade de mudanças
Por que procurar oportunidades externas se temos muito a explorar internamente. Revise a cultura organizacional de sua empresa. Revise sua relação com seus funcionários. Trate-os e ensine-os a serem COLABORADORES. Colaborador, como o próprio nome já diz, incentiva seu “funcionário” a mudar de categoria. A ver os processos e procedimentos da empresa que não funcionam ou podem ser melhorados e, efetivamente, colaboram. Tem interesse na continuidade e progresso da empresa. Constantemente, quando estamos no “Olimpo”, ou seja, estamos em cargo de diretoria, de chefia, não vemos o que acontece no chão de fábrica. Mas o seu Colaborador sabe. É neste momento que a Rádio Peão pode trabalhar a seu favor. Traga sua equipe para seu lado e mostre que somente com a união de todos é possível passar por esta tormenta.
Você constatará que muito o que procura fora para melhorar sua empresa está dentro de casa. E que estas mudanças, em tempos de desafios, ficam. Tornam-se parte da cultura da empresa – tais como muito mais racionalidade em geração de custos.
Mas nunca deixe de olhar o mercado. Um olho no peixe, outro no gato.