Opinião

QUE SEU ALIMENTO SEJA SEU REMÉDIO, QUE SEU REMÉDIO SEJA SEU ALIMENTO

Estamos no outono, meses de muitas diferenças na temperatura, quando muitos se resfriam. Façam esta receita para evitar esses males e oferecer mais imunidade , ou seja, mais defesa para seu organismo. 

Ingredientes : 2 dentes de alho + 1 colher de sobremesa de mel +  1 cm de gengibre ralado + 10 gotas de própolis sem álcool.

Modo de preparo: Colocar os ingredientes no amassador de alho e triturar até formar uma pasta. Ingerir todos os dias ao acordar ou antes de dormir.

O alho é fonte de zinco e selênio, que são antioxidantes. Os compostos  sulfurosos  voláteis que lhe confere seu cheiro característico tem ação antiviral e ação antibiótica. O gengibre contém substâncias fenólicas, cetonas aromáticas conhecidas como gingeróis ,que são seu  componente mais ativo antiviral. O mel se aplica como alimento funcional, pois tem sido utilizado desde a antiguidade como parte da medicina tradicional devido sua ação antibacteriana, antioxidante, antitumoral, anti-inflamatória e antiviral, por seus componentes fenólicos. A própolis é uma substância resinosa coletada pelas abelhas em diversas partes da planta, tendo como função principal a proteção da colmeia.  Sua composição é de 47% de resina contendo: vitaminas, sais minerais, compostos fenólicos como flavonoides, ácidos graxos, ácidos cinâmicos, ácidos cafeicos, aminoácidos, álcoois aromáticos e ésteres, 30% de ceras, 5% de pólen que tem atividade antimicrobiana   relatada em diversos artigos (BIANCHINI, 1998; BOSIO, 2000; FERNANDES, 2007; GONSALES, 2006). 

Wania Monteiro de Arruda

About Author

Wania Monteiro de Arruda é nutricionista funcional, aficcionada em receitas saudáveis e saborosas, que divulga em seu site e no Insta

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do