O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Conselho Estadual de Educação e Univag participaram da 14ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus. No dia 17 de maio, a instituição de ensino superior recebeu a professora. Dra. Elizabeth Madureira Siqueira que proferiu aos alunos de Pedagogia, Serviço Social e Educação Física a palestra “O acervo da Casa Barão de Melgaço”, com o objetivo de apresentar as inúmeras possibilidades de pesquisa que a instituição pode oferecer mediante a diversidade documental de seu acervo.
No dia 19 de maio, a mesa redonda “O Haiti é aqui. O Haiti não é aqui”, foi composta pelo prof. Me. Carlos Alberto Caetano, presidente do Conselho Estadual de Educação, prof.ª Ma. Áurea G. S. da Silva, SEDUC, Danize Civil, membro da OSAMB, prof. Clercius Monestine, presidente da ADHM-MT, Duckson Jacques, presidente da OSAMB, profª. Dra. Rosana Lia Ravache, Univag, prof. Allan Kardec Benitez, Univag, prof.ª Dra. Maria Thereza de O. Azevedo, UFMT, e prof. Rafael Alexandre Lira, CEJA Almira Amorim da Silva. A prof.ª Mabel Strobel Moreira da Silva, do Univag, e o poeta e artista plástico haitiano, Eniel Gachette, conduziram o cerimonial do evento que contou com mais de 200 pessoas.
Duas atividades culturais agraciaram a noite univaguense: “Diversidade à Lenine”, uma homenagem dos alunos de Serviço Social e Pedagogia aos haitianos que passaram a compor a paisagem cultural mato-grossense. Em seguida, Eniel Gachette declamou a poesia “Um dia como hoje”, a exaltar a independência do Haiti e sua bandeira.
No dia 20 de maio foi a vez do Museu Histórico de Mato Grosso abrir suas portas aos haitianos. O palco do sarau apresentou a Banda God Singers, Teknik Clik, Air Force (Rap), Black Done (Konpa), Black (Reggae), Gonany Monestine (Rap), Djosymix (Dj’s), Kerlens Joseph (Konpa) e o divertidíssimo grupo teatral Ti Biyót.
Ao final do sarau, Clercius Monestine, com um sorriso a ocupar todo seu rosto, indagou ao público: “O Haiti é aqui?” Em coro uníssono, todos extasiados com a energia da noite responderam:”O Haiti é aqui!”