Opinião

OS CAMINHOS DO PERDÃO

Perdão é um processo, ele te liberta. O primeiro passo nesse processo de perdão é reconhecer a dor. Reflita por alguns instantes, quando falo a palavra PERDÃO, quem vem a sua mente? A quem você precisa pedir perdão e quem você precisa perdoar? Não precisamos ser vítimas duas vezes. O segundo passo é estabelecer a intenção verdadeira de iniciar o processo do perdão. Perdoar libera uma energia estagnada dentro de você. A falta de perdão e auto perdão gera pensamentos e comportamentos que afetam SEUS resultados, pois a energia da raiva, mágoa e dor direcionam suas ações, é como andar de bicicleta com os freios puxados, te deixa mais lento, cansado, frustrado, te dificulta caminhar.

Quando iniciamos o exercício de perdoar, essa energia aprisionada se liberta e se abre para criar a vida que você quer em vez de limitá-lo. Como iniciar o perdão? De acordo com William Fergus Martin, “…os Quatro Passos para o Perdão fornecem a você uma maneira rápida e fácil de começar a perdoar. Ele poderá levá-lo a mudanças profundas e grandiosas em sua vida. Seu poder está em sua simplicidade, portanto, comece a utilizá-lo e você verá por si próprio.”

Esses quatro passos são- 1. Declare o nome da pessoa que você precisa perdoar e a razão. 2. Reconheça como você atualmente se sente em relação à situação. É melhor que sejam os sentimentos mais honestos, não as coisas educadas ou legais que você pensa que deveria sentir. Você precisa trabalhar com o que você realmente sente. Então, você expressa sua disposição de ao menos estar aberto à possibilidade de deixar esses sentimentos irem embora. 3. Declare os benefícios que você terá pelo perdão. Isto, sobretudo, será o oposto do que você está sentindo atualmente. A tristeza se tornará felicidade, raiva se tornará paz, o peso se tornará uma sensação de leveza e assim por diante. Se você não tem certeza sobre os benefícios, basta escolher alguns bons sentimentos que você gostaria de ter a partir de agora (felicidade, mais vontade, mais confiança, etc.). Ajudará se você puder imaginar o quão melhor você se sente quando você perdoar. 4. Comprometa-se a perdoar.  Como já diz o ditado, “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.” Namastê

Iracema Borges

About Author

Iracema Irigaray N. Borges, mãe de três anjos, ama comer tudo com banana, coach pelo ICI-SP, senha em dar cursos na África, Índia, EUA, onde o destino a levar e semanalmente escreve a coluna Coaching no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do