Foto Ahmad Jarrah
A Prefeitura de Cuiabá divulgou no dia 18 de maio uma projeção de déficit financeiro de R$ 56 milhões para 2016. De acordo com a Secretaria de Fazenda, o rombo no orçamento das contas deve-se à queda de arrecadação de recursos próprios nos primeiros quatro meses do ano, o atual cenário econômico e também o aumento de repasse para a saúde e educação. Entretanto, analisando com cuidado as Leis Orçamentárias Anuais (LOA’s) entre 2013 e 2016, durante o mandato do prefeito Mauro Mendes (PSB), vemos que o buraco é mais embaixo.
A Lei Orçamentária Anual (LOA), planejada pelo poder executivo e submetida às câmaras legislativas para aprovação e possíveis emendas, disciplina os gastos que a máquina administrativa pública terá de realizar, bem como os recursos e suas origens para controle dos investimentos e manutenção, nesse caso, da prefeitura de Cuiabá. Geralmente, mas não sempre, elas são autorizadas pelos vereadores no fim do exercício atual para o correto planejamento de ano seguinte.
Ao analisarmos os principais itens da LOA, e comparando com anos anteriores, podemos perceber que, enquanto a receita líquida de Cuiabá era de R$ 1.600.250.738 no primeiro ano do mandato da gestão de Mauro Mendes à frente do Palácio Alencastro, em 2016 o montante teve um acréscimo de 43% em relação a 2013, contabilizando R$ 2.293.183.983 neste ano. Até 2014 a prefeitura de Cuiabá apontava nominalmente os recursos de renúncia fiscal – informação que não consta mais nas LOA’s dos dois últimos exercícios, como aponta a tabela abaixo.
ORÇAMENTO CUIABÁ (EM R$)
| 
 ITEM  | 
 2013  | 
 2014  | 
 2015  | 
 2016  | 
| 
 Receita Líquida  | 
 1.600.250.738  | 
 1.967.200.069  | 
 1.960.724.818  | 
 2.293.183.983  | 
| 
 Renúncia Fiscal  | 
 2.592.944  | 
 1.747.398  | 
 –  | 
 –  | 
| 
 Despesas totais  | 
 1.600.250.738  | 
 1.967.200.069  | 
 1.960.724.818  | 
 2.293.183.983  | 
| 
 Folha de pagamento  | 
 612.230.021  | 
 807.760.720  | 
 884.526.506  | 
 1.083.067.859  | 
Pela LOA é possível perceber que a folha de pagamento dos servidores da prefeitura de Cuiabá apresentou um salto expressivo nos últimos quatro anos, passando de R$ 612.230.021 em 2013 para R$ 1.083.067.859 no exercício de 2016. Um dos fatores que podem explicar esse aumento é o número de contratados e comissionados atualmente em exercício.
Prefeitura tem 17.734 servidores em exercício
Como vimos anteriormente, a folha de pagamento da prefeitura de Cuiabá apresentou um salto expressivo nos últimos quatro anos, passando de R$ 612.230.021 em 2013 para R$ 1.083.067.859 no exercício de 2016 – alta de 76%. O aumento significativo das contas pode ser explicado pelo grande número de profissionais que fazem parte da administração pública municipal.
No portal transparência, disponível no site da prefeitura de Cuiabá, é possível verificar a relação de todos os trabalhadores que compõem a estrutura municipal de serviços públicos, sejam eles efetivos (aprovados em concurso públicos), comissionados (indicações políticas), contratados e eletivos. No exercício de 2016, 17.734 pessoas fazem parte da folha de pagamento. A assessoria não informou o número daqueles que realizaram concurso público ou não.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (SISPUMC), Jaime Neves Metelo, a demanda por concursos públicos, segundo ele, é “a forma correta de entrar no serviço público” e é uma bandeira antiga dos trabalhadores e trabalhadoras. Metelo afirma que, além do impacto na folha de pagamento, o alto número de pessoas contratadas diretamente ou “apadrinhadas” gera um rombo no Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá/MT (Cuiabá-Prev).
“A forma correta de entrar no serviço público são os concursos. Os prestadores de serviços não contribuem para o CUIABÁ-PREV. Eles não ajudam a compor a poupança dos servidores”.
Comunicação teve mais verba que desenvolvimento urbano
Ao analisarmos as LOA’s da gestão de Mauro Mendes na prefeitura de Cuiabá, é possível constatar alguns dados interessantes, entre eles, os orçamentos destinados a algumas secretarias municipais que tiveram – e ainda têm – aportes que não condizem com sua importância, além de valores que podem ter sido superestimados pela administração municipal nestes últimos quatro anos.
A partir do início da gestão de Mendes, a Secretaria de Educação teve aumento de recursos de 55%, tendo à disposição em seu caixa R$ 480.517.611 de acordo com a LOA neste ano. A saúde também apresentou um importante acréscimo de recursos, passando de R$ 490.785.754 em 2013 para R$ 780.337.404 em 2016 – alta de 59%. Já as obras públicas tiveram um corte de quase R$ 50 milhões e hoje têm R$ 147.198.500 para utilização – 25% menos do que o verificado em 2013, cujo montante era R$ 196.095.752.
Chama a atenção, entretanto, as verbas destinadas para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que a partir de 2015 fundiu-se com a Secretaria de Meio Ambiente, e a pasta de Comunicação. Responsável pelo ordenamento físico e territorial de uma capital com problema histórico de ocupação e planejamento como Cuiabá, a repartição teve verba de R$ 6.734.403 em 2014, enquanto a comunicação do governo – entre outras coisas, responsável pelo marketing da administração municipal – teve o dobro: R$ 13.457.825.
Ao compararmos o Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano, que faz parte do orçamento da Secretaria de Meio Ambiente, a disparidade é ainda maior: enquanto a LOA aponta para R$ 8.510.000 que podem ser gastos no planejamento urbanístico de Cuiabá em 2016, a Secretaria de Comunicação possui aporte de nada menos que R$ 30.666.415 – aumento de 262% em relação ao primeiro ano da gestão de Mauro Mendes. A tabela abaixo apresenta a evolução dos recursos de algumas secretarias municipais da capital.
VERBAS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE CUIABÁ (EM R$)
| 
 SECRETARIA  | 
 2013  | 
 2014  | 
 2015  | 
 2016  | 
| 
 Educação  | 
 309.636.338  | 
 370.081.915  | 
 425.235.212  | 
 480.517.611  | 
| 
 Saúde  | 
 490.785.754  | 
 562.652.230  | 
 583.342.016  | 
 780.337.404  | 
| 
 Procuradoria¹  | 
 24.133.481  | 
 33.314.699  | 
 32.437.074  | 
 34.693.050  | 
| 
 Trânsito²  | 
 42.384.644  | 
 41.586.877  | 
 46.332.052  | 
 56.695.900  | 
| 
 Comunicação  | 
 8.461.001  | 
 13.457.825  | 
 25.099.543  | 
 30.666.415  | 
| 
 Desen. Urbano  | 
 6.733.495  | 
 6.734.403  | 
 –  | 
 –  | 
| 
 Meio Ambiente³  | 
 35.891.054  | 
 49.025.933  | 
 15.929.872  | 
 31.530.488  | 
| 
 Obras Públicas  | 
 196.095.752  | 
 280.134.675  | 
 161.266.882  | 
 147.198.500  | 
| 
 Serviços Urbanos  | 
 56.228.045  | 
 94.503.227  | 
 89.970.971  | 
 117.174.500  | 
Pagamento de salários deve passar por comitê
No comunicado emitido pela prefeitura de Cuiabá para explicar o déficit no orçamento, a administração municipal citou a queda de arrecadação de alguns encargos, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que de janeiro a abril deste ano deveria recolher R$ 6 milhões, mas que efetivamente apenas R$ 4 milhões foram para os cofres públicos. Além dele, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) tinha projeção de receita de R$ 37 milhões, mas coletou 42% a menos, caindo para R$ 22 milhões.
No final da explicação para a queda do orçamento municipal, a prefeitura cita a criação do Decreto nº 5858, que institui o Comitê de Controle, Reavaliação e Redução dos Gastos Públicos. A medida, que visa redução de frotas de veículos e cargos comissionados, também aponta para uma possibilidade que pode desagradar a classe de servidores da prefeitura: a aprovação ou não de salários, como transcrito na íntegra abaixo do comunicado emitido do último dia 18 de maio.
“O decreto estabeleceu várias medidas, dentre elas a redução na frota de veículos oficiais; linhas telefônicas; número de cargos comissionados; a renegociação de contratos com fornecedores e o fechamento do escritório de representação em Brasília. As despesas não essenciais e obrigatórias (como salários, aluguéis, água, luz, energia e contratos) devem ser submetidas ao comitê para serem aprovadas ou não”.
Confira detalhes da reportagem do Jornal Circuito Mato Grosso
        
                                