Sua empresa é pequena? Meus parabéns, ela precisa de processos. Ela é média ou grande? E como estão mapeados os processos dentro da mesma? Ou tudo giro ao seu redor? Você é centralizador, um Déspota Esclarecido?
Primeiro, vamos convencionar. O que é uma empresa pequena, média e grande? Difícil saber, não? Muitos convencionam por faturamento, outros por número de funcionários. Para processos, o melhor é dimensionar por números de funcionários.
Pequenas Empresas
Geralmente familiares, ou de um único dono, é quem controla tudo. Desde o caixa até o inventário. Tem até 50 funcionários (colaboradores se já tiver um grau de governança). Se almeja crescer, ter maior relevância no mercado, deve mapear e implementar os processos, senão à todo momento seus funcionários perguntarão o que fazer até para as tarefas mais simples e sobrecarregam o dono. Ele entra num mose trap, num círculo vicioso que o ocupa de tal maneira que não tem tempo para formular planos de crescimento, planejamento estratégico, alianças, aproveitar oportunidades que o mercado traz. Será sempre uma pequena empresa, que gera receita para sua sobrevivência.
Já os Empresários de pequenas empresas vêm a importância em delegar e formalizar processos. Enxergam que esta é uma forma de pavimentar, acelerar seu crescimento. A empresa profissionaliza-se para aproveitar oportunidades/
Médias Empresas
Empresas com até 300 funcionários. É uma situação arriscada. Está no meio. Nem é grande, nem é pequena.
Se o líder é centralizador, muito provavelmente não acompanha todos os processos não mapeados e por vezes é pego desprevenido. Sua equipe não foi treinada para ter autonomia, para se arriscar. Tem que tomar uma decisão muito séria e profunda: Ou volta a ser pequeno ou investe em Processos/ Governança para dividir as responsabilidades e dar autonomia.
Supondo-se que o líder da empresa é participativo, dá autonomia e cobra a responsabilidade de seus comandados, e dá valor a processos pois entende que isso facilita sua vida, na verdade lhe traz mais qualidade de vida uma vez que lhe sobra mais tempo para a família.
Grandes Empresas
Se não tiver já processos definidos, autonomia e responsabilidade distribuído para a equipe, planejamento estratégico, orçamento e acompanhamento dos mesmos, índices de produtividade, lucratividade, etc – ou seja, é administrada empiricamente – meus pêsames. Seus dias estão contados. Aliás, é até um milagre que tenha chegado até aqui.
Gerir uma grande empresa não é fácil. E muito menos barato. Muitos julgam que, devido ao alto número de funcionários (mais de 300), é fácil. Cada um cumpre seu papel. Mas quem faz a amarração? PROCESSOS. GOVERNANÇA. E não é de uma hora para outra. Há de se começar pequenininho, pensar grande e preparar para chegar a este estágio. Quanto antes se investe em processos, mais barata e eficaz é a gestão do negócio.
Nunca é cedo demais para começar, e nunca é tarde para encarar.