Foto de 11 de novembro de 2014 mostra área de floresta devastada e com lonas azuis, que sinalizam os locais onde moram mineradores ilegais em La Pampa, na região de Madre de Dios, no Peru (Foto: AP Photo/Rodrigo Abd)
O governo do Peru declarou emergência em uma extensa região de selva na segunda (23) por causa da contaminação por mercúrio causada pela mineração clandestina de ouro.
O decreto de 60 dias afeta 11 distritos da região de Madre de Dios, na fronteira com o Brasil, onde estudos da Stanford University e outros encontraram altos níveis do elemento tóxico em pessoas, rios e peixes.
O ministro adjunto da Saúde, Percy Minaya, disse que até 50 mil pessoas podem estar expostas a altos níveis de mercúrio. São particularmente atingidos os membros do grupo indígena Harakmbut, sendo que alguns deles registram seis vezes o nível de mercúrio aceitável em seus organismos.
O governo disse que irá enviar barcos hospitalares para ajudar a tratar as pessoas que vivem na área afetada, enquanto autoridades tentam retirar os mineradores ilegais dos rios.
Milhares de pequenos mineradores se instalaram na região de Madre de Dios na última década, removendo estimados 40 mil hectares (400 km²) de florestas e mudando os cursos de rios inteiros.
O governo do presidente Ollanta Humala reprimiu a mineração ilegal, mas os altos preços do metal precioso têm se mostrado um poderoso incentivo.
O Peru é o maior produtor de ouro da América Latina e acredita-se que cerca de 15% da produção do país seja extraída ilegalmente e com pouca preocupação com a manutenção do meio-ambiente.
Fonte: G1