De janeiro a dezembro de 2015, o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) apreendeu 1.770 quilos de drogas. De janeiro a maio de 2016 esse número já chegou a 1.955 quilos foram apreendidos na fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia. O resultado, segundo o grupo, é reflexo da combinação do trabalho integrado das forças de segurança e da dinâmica diferenciada de atuação.
Dentre as principais ocorrências do ano, está a apreensão de 602 quilos de cocaína, em Porto Espiridião. A ação, ocorrida no início de abril, foi uma realização em conjunto com a Polícia Federal, que é uma das grandes parceiras no trabalho de inibição da entrada de drogas no Estado.
O aumento da taxa totalizou um aumento de 10% de pasta-base, maconha e haxixe.O número de veículos recuperados na área também chama a atenção. No ano passado, foram encontrados 345, e em 2016 mais de 100.
O Gefron conta com 100 homens que atuam no monitoramento de quase 1.000 quilômetros de fronteira e o anseio é que, com o olhar estratégico, o efetivo tenha um aumento diante dos resultados positivos obtidos.
Assim, conforme planejamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o grupo terá o incremento de 19,6% no efetivo. Serão 20 novos policiais, entre oficiais e praças fazendo o reforço na fronteira. Esta implementação será após a conclusão do curso de formação de soldados, prevista para setembro.
(Fonte: GazetaDigital)