Artistas e produtores culturais reagem ao fim do MINC– MINISTÉRIO DA CULTURA. Em diversas capitais,inclusive em Cuiabá, os artistas ocuparam o IPHAN revezando apresentações culturais com palestras e diálogos sobre o futuro da nossa indústria criativa. Espetáculos, shows e exposições ganharam um grito forte diante desse gesto do governo interino: FICA MINC!
Hoje no terceiro dia de mobilização, o movimento de ocupação do Iphan/MT apresentará partir das 17h um ‘Tchá com bolo’ pela Democracia. O jurista Gustavo Teixeira apresentará sua visão sobre o atual panorama político e às 21h uma nova plenária de avaliação e encaminhamentos para os próximos dias, intercalada com uma programação dedicada ao audiovisual. Curta-metragens de Bruno Bini, João Carlos Bertoli, Fellipy Damian e Luiz Marchetti, serão exibidos em mostra organizada pelo Inca- INSTITUTO CULTURAL AMÉRICA.
Até o momento estão ocupados 13 prédios do Minc no Brasil. Cuiabá foi a décima cidade a aderir à mobilização com extremo cuidado com o prédio do Iphan, dialogo com seus funcionários e total disponibilidade com a impressa que acompanha esta confrontação. Muitos nomes de representatividade da arte mato-grossense prestaram solidariedade a mobilização. Pelo mundo todo artistas, lideres sociais e a imprensa confrontam o fim de um ministério tão importante para a industria criativa. Vale lembrar que o MINC era um dos ministérios com o menor orçamento da pasta.