Foto Ahmad Jarrah
Com embalagens inusitadas, produção em outros países e essências francesas, que agradam a maioria do público, a Mont’Anne parfums transita entre cariocas, nordestinos, sulistas e já fez parte até do cenário de uma novela global. Nascida em Mato Grosso, a marca se expandiu de tal maneira que suas referências são nacionais, tendo maior público concentrado no Rio de Janeiro e Nordeste.
A conquista do mercado dessas regiões equivale economicamente à conquista do território nacional, “o Nordeste hoje em dia é o melhor lugar do Brasil para vendas de perfumes e cosméticos, a minha marca vende bem lá, assim como as grifes de renome internacional. A região é o melhor mercado para o setor, existem muitas perfumarias, muitos shoppings, o que ainda não é uma realidade em Mato Grosso”, explica Rozane Montana, criadora e diretora da marca.
A trajetória de Rozane e da Mont’Anne se confudem, sendo uma criadora e outra criatura. “Eu era louca por perfumes desde o meus 13 anos. Eu fazia coleção de perfumes e pra você ver, hoje tenho minha própria marca”, lembra a empresária. Sua trajetória teve início em Tangará da Serra, quando, ainda com 17 anos, começou a revender perfumes para as amigas, colegas e vizinhas, com o intuito de aumentar sua renda e sua coleção. As fragrâncias eram as mais populares da época e vinham da importadora de uma amiga, que hoje já nem existe mais.
Com o tempo, os pedidos aumentaram tanto que Rozane ficou conhecida em Tangará como “Rozane do perfume” e, segundo ela, o apelido permanece firme na cidade. Após o sucesso das vendas por encomenda, abriu duas lojas de perfumes até ter sua própria importadora: a Rofam’s.
Como empresária e pesquisadora de fragrâncias, Rozane buscou trazer para sua importadora marcas consolidadas internacionalmente, principalmente na França. Sua empresa tem representação exclusiva de marcas como Giorgio Monti, Cindy C., Laura Baci, Karl Antony e Max Deville. Após a consolidação da Rofam’s, no mercado desde 2004, Rozane decidiu que o próximo passo seria uma linha própria de perfumes.
A Mont’Anne surgiu no mercado em 2012, primeiramente como um sonho de Rozane, que foi de apreciadora de perfumes à criadora de uma linha própria. Como empresária buscou atender a um público que procurava conceitos similares a marcas internacionais, porém com preços acessíveis. A escolha do nicho foi certeira e hoje a Mont’Anne tem lojistas e clientes em todo o País. De acordo com Rozane, sua importadora já vende mais produtos da Mont’Anne do que das outras marcas francesas que representa.
O lançamento da Mont’Anne aconteceu durante a Beauty Week 2012, um evento internacional organizado pela Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares (Adipec), que reúne empresas ligadas ao mercado da beleza.
“O lançamento foi em 16 de julho de 2012 e nós tivemos uma recepção muito boa. Havia várias marcas consagradas como Giorgio Armani, Dolcce Gabbana, Dior e a Mont’Anne era a formiguinha no meio dos elefantes, mas as portas se abriram para a marca entrar no mercado nacional imediatamente”, contou Rozane. Naquela edição da Beauty Week a Mont’Anne lançou treze fragrâncias e, devido ao sucesso, na edição seguinte adicionaram mais dezesseis ao catálogo.
A média de valor dos perfumes oscila entre R$ 99 e R$ 129 e são voltados para a população de classe B, C e D. As embalagens são o ponto forte da marca, chamativas, inusitadas e servem como objetos de decoração, além de frasco para os perfumes. Dois produtos se destacam como carros-chefes desde o início: Rich Man e Fleur me Up.
O primeiro é voltado para o público masculino, uma fragrância floral oriental com notas de couro, menta, patchouli, madeira branca e ouro. A embalagem é cromada em tom dourado, com formato de máquina fotográfica. Já o Fleur me Up traz uma embalagem colorida e adornada com flores. Segundo Rozane, as mulheres nordestinas são o principal público desse perfume, que “vende mais do que farinha no Nordeste”. A fragrância é um Frutal floral, ideal para climas quentes, pois traz frescor com notas de musk, lírio selvagem, gengibre e frutas. https://www.strausberg-live.de/artikel-detail.php?id=66618
O reconhecimento da marca se expandiu para além do público, a Mont’Anne acumula diversas premiações nacionais e internacionais como Troféu Top Empreendedor de Sucesso Internacional 2013, Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2014/2015, Prêmio Gran Awards de Excelência de Qualidade 2013 e Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2014/2015, entre outros.
Futuro da marca
Para os próximos anos Rozane planeja expandir e conquistar outros nichos de público e mercado. Um dos focos é o desenvolvimento da Mont’Anne em seu território natal: “Em Mato Grosso pretendo desenvolver um trabalho para que a marca se torne mais conhecida e tenha ótima aceitação, embora tenhamos muito pouco setor de perfumaria no estado. Vamos criar uma estratégia, seja de vendas diretas ou não, para chegar nas pessoas e fazer com que a marca cresça dentro do estado, que é onde ela nasceu.”
Outro plano, que já está em processo de elaboração, é uma segunda marca da Mont’Anne, que será direcionado para à Rede Pharma, com preços mais acessíveis para atender a uma parcela da população com menor poder aquisitivo. Rozane também prepara uma linha de maquiagens “com o básico da maquiagem para a mulher. O que não pode faltar em uma frasqueira feminina? Um lápis de olho, rímel, blush, um batom e um gloss”, comenta. Ambos projetos ainda não têm data oficial de lançamento, mas Rozane espera que a segunda linha de perfumes possa ser comercializada já em 2017.