Nacional

Alunos mantêm ocupações em protesto por merenda em São Paulo

Diretoria de Ensino Norte 1 foi ocupada, segundo a Apeoesp (Foto: Divulgação/Apeoesp)

De acordo com Rosa Araujo, diretora do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a Diretoria de Ensino Norte 1 foi ocupada por estudantes na madrugada desta quinta. Segundo Rosa, o sindicato apoia as reivindicações dos estudantes e afirma que várias demandas prometidas em ocupações não foram atendidas.

Em nota divulgada pelos alunos que ocupam a Diretoria Norte 1, os estudantes pedem a troca da dirigente de ensino, reclamam da falta do cumprimento das reivindicações dos estudantes para desocupação de escolas em novembro de 2015, protestam contra o corte de investimentos nas Etecs, a falta de aumento para professores, a demissão de funcionários e o fechamento de salas e turmas por falta demanda.

Além das Etecs, a Secretaria de Educação informou que estão ocupadas as unidades: Escola Estadual Professor Emygdio de Barros, no Jardim Bonfiglioli, e a Escola Estadual Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, no Jardim Previdência, e a Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste, no Sumaré. A Secretaria não confirma a ocupação da Diretoria Norte 1.

Segundo os alunos, estão ocupadas também: a Escola Estadual Dário de Queiróz e a Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto. Em pauta divulgada pelos estudantes da Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, eles reivindicam a apresentação de contas da Associação de Pais e Mestres desde 2011, o funcionamento da sala de informática e do anfiteatro, o fornecimento de materiais esportivos para os alunos, suprimentos para a cozinha da escola, suporte psicológico a funcionários, entre outras reivindicações.

O Centro Paula Souza informou que alunos contrários às ocupações protestaram na Etecs Zona Sul, no Jardim São Luís. No entanto, os estudantes não conseguiram ter aula e a escola permanece ocupada. Na Etec São Paulo, no Bom Retiro, oito turmas estão assistindo aulas normalmente, desde quarta-feira (11), apesar da ocupação. Houve protesto também na Etecs Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, de alunos contrários à ocupação.

Aumento de salário
De acordo com a diretora da Apeoesp, o sindicato realizará uma assembleia com professores no próximo dia 24. A categoria pede reajuste de 16,6%, reabertura de classes fechadas, redução no número de estudantes em sala, entre outras reivindicações.

Fonte: G1    

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus