Garoto foi atendido rapidamente após a queda no fosso (Foto: Marcos Ribolli)
Uma grade no anel inferior do Morumbi cedeu no momento da comemoração do gol do São Paulo e provocou a queda de vários torcedores no fosso do estádio – a uma altura de 2,5 metros. O duelo contra o Atlético-MG, válido pelas quartas de final da Taça Libertadores da América, foi imediatamente paralisado, aos 35 minutos do segundo tempo. A partida terminou 1 a 0.
De acordo com o São Paulo, 20 torcedores caíram. Dezesseis pessoas foram atendidas, sendo sete levadas a três hospitais diferentes: São Luiz, Bandeirantes e Campo Limpo. O caso mais grave foi uma fratura no braço de um torcedor e ferimentos no rosto de outro.
Os próprios jogadores tentaram acalmar as vítimas. Policiais ajudaram a carregar alguns feridos, e o médico do São Paulo, José Sanchez, auxiliou no atendimento. Uma ambulância também se dirigiu ao gramado para prestar os primeiros socorros. Após cinco minutos, o árbitro Wilmar Roldán recomeçou a partida, enquanto seguia o atendimento.
Uma segunda ambulância foi utilizada. Um menino, com um corte no rosto, recebeu cuidados médicos no ambulatório do Morumbi e depois se dirigiu ao hospital para fazer exames mais detalhados. Após o apito final, o meia Michel Bastos, autor do gol da vitória tricolor por 1 a 0, foi ao local do acidente e deu sua camisa a um dos torcedores.
Segundo o regulamento disciplinar da Conmebol, "as federações nacionais e os clubes são responsáveis pela segurança e a ordem tanto dentro quanto nas imediações do estádio, antes, durante e depois do jogo que sejam mandantes. Essa responsabilidade se estende a todos os incidentes, de qualquer natureza […] ficando [os clubes] expostos à imposição de sanções disciplinares". O regulamento não deixa claro quais seriam essas sanções.
O Regulamento da Copa Libertadores 2016 diz que cada federação nacional é responsável por apresentar os certificados de segurança dos estádios. No caso do Brasil, a CBF aproveita as informações cedidas pelas federações estaduais. Segundo a FPF, o Morumbi tem todos os laudos em dia – vigilância sanitária, segurança, engenharia e prevenção a incêndios. Embora tenha sido aprovado "com restrições", o estádio pode receber jogos de futebol com segurança.
Fonte: G1