Plantão Policial

Dados de abril apontam redução de 36% em crimes de homicídios

O fechamento dos dados da Segurança do mês de abril aponta queda em alguns dos principais indicadores da criminalidade em Cuiabá e Várzea Grande. O resultado mais expressivo é o de homicídios em Cuiabá. De acordo com o levantamento da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceac) da Sesp, foram 16 casos registrados na capital entre os dias 1º e 30 de abril, uma redução de 36% em relação ao mesmo período do ano passado, com 25 ocorrências.

Na comparação com os números de março deste ano, o levantamento aponta ainda a queda nos índices de roubo à pessoa (16%), às residências (31%) e ao comércio (50%). Em Várzea Grande, o mês de abril também registrou redução de ocorrências de roubo à pessoa (43%), às residências (33%) e ao comércio (7%).

Segundo o secretário de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, os resultados vieram após a intensificação das ações integradas e qualificadas nos bairros, com reforço do policiamento ostensivo e preventivo, cumprimento de mandados de prisão e forte trabalho de inteligência. “Ainda falta muito, mas os números indicam que estamos no caminho certo”, avaliou.

Além da Operação Carga Máxima, deflagrada no início de fevereiro e ainda em andamento, a Sesp lançou as operações Bairro Seguro e, mais recentemente, a Mercenários, destinadas justamente a combater os tipos de crimes que mais cresceram neste ano.

Entre os dias 19 e 20 de abril, por exemplo, a operação “Civil na Carga Máxima – fase 2” prendeu 495 pessoas e apreendeu 83 armas de fogo em um espaço de 24 horas em todo o Estado.

A operação Bairro Seguro foi deflagrada em 11 bairros de Cuiabá e Várzea Grande e irá se estender até o dia 30 de junho, incluindo ações integradas como bloqueios, blitzes, fiscalização de empreendimentos comerciais e policiamento ostensivo reforçado.

Nesta última semana, a Operação Mercenários prendeu 17 suspeitos de envolvimento em uma organização criminosa ligada a pelo menos sete homicídios ocorridos na Grande Cuiabá e investigada em dezenas de outros ocorridos desde 2013.

“Vamos ampliar esta estratégia, com mais ações qualificadas, operações integradas e ainda vamos levar a Bairro Seguro para o interior do Estado”, disse Rogers.

Reconstrução

O trabalho de reconstrução da Segurança Pública, iniciado nesta gestão, está pleno em andamento, afirma o secretário. Em termos de efetivo, a atual gestão vem conduzindo a maior recuperação da história. Em 2015, foram efetivados 1.399 profissionais de segurança (dos quais, 651 PMs e 590 Policiais Civis). Em 2016, estão em formação mais 2.124 homens e mulheres (1.340 PMs, 484 Policiais Civis).

O orçamento das forças também foi o maior da história, assegurando investimentos em novas viaturas, armamentos, capacitação e inteligência.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em