Plantão Policial

Engenheiro é preso por fraude no Intermat

Um engenheiro agrimensor (que trabalha com as descrições detalhadas do espaço físico onde será realizada alguma obra) foi preso em flagrante por fraude no Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). A prisão foi efetuada pelo presidente do órgão, delegado Fausto José Freitas da Silva, na tarde de quinta-feira (05), que acionou o plantão da 2ª Delegacia de Polícia.

O engenheiro foi flagrado tentando protocolar dois pedidos de Carta de Anuência – certidão fornecida pelo Intermat que atesta a incidência ou não de ocupação por terceiros de terra devoluta – com o mesmo comprovante de pagamento da taxa cobrada pelo serviço. A prática é ilegal, pois para cada serviço solicitado deve ser paga uma nova taxa. Para expedição de carta de anuência o valor cobrado é de R$ 529,50.

O presidente do Intermat, Fausto Freitas, disse que desde que assumiu o cargo, vem sendo identificados casos de fraudes no órgão, como o flagrado na tarde de quinta-feira. Segundo ele, particulares protocolam mais de um pedido de carta de anuência em nome do mesmo interessado e utiliza o mesmo boleto de pagamento para todos os processos.

O gestor do órgão também informou que o Intermat está buscando mecanismos para coibir esse tipo fraude e já foi solicitado às Secretarias de Estado de Gestão e de Fazenda novas ferramentas para serem implementadas no sistema de Protocolo e de emissão de guias, uma vez que apenas com a análise documental se torna difícil de identificar de imediato à fraude.

O engenheiro respondeu o flagrante pelo crime de tentativa de estelionato. Ele pagou fiança de R$ 5 mil e foi posto em liberdade. 

(Com assessoria) 

Catia Alves

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em