Em evento que integra a programação da Semana Estadual da Adoção de 04 a 22 de maio, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), reuniu membros do judiciário e da sociedade civil em uma audiência pública para discutir as “Responsabilidades e Desafios na Promoção do Direito à Família”.
Em Mato Grosso atualmente, 608 crianças estão em situação de acolhimento por meio do Cadastro Nacional de Adoção, de acordo com dados fornecidos pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).
Em âmbito nacional, os números são díspares e mostram 6 mil crianças estão a espera de adoção, enquanto há 30 mil pessoas que querem adotar.
Os dados apresentados pela presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, Susana Schettini, demonstram uma conta, que segundo ela, não fecha. Isso porque, não há explicação para maior número de pessoas que querem adotar em relação a crianças disponíveis.
O titular da Setas, Valdiney de Arruda, comenta a importância de que todos setores da sociedade se aproximem dessa discussão. “As pessoas muitas vezes não conhecem a realidade e é somente mostrando o processo e desmitificando alguns pensamentos, que conseguiremos mudar a realidade”, disse.
O evento foi realizado em parceria com a Associação Matogrossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Conselho da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Comissão da Infância e Juventude da OAB e Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).
Agenda
Sábado (07), durante o evento “Vem Pra Arena”, acontece o “Adoçarte”, que tratará de família, adoção e diversão por meio de atividades recreativas realizadas com crianças e adultos. O evento começa às 16h, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Finalizando a Semana Estadual da Adoção, no dia 22 de maio será realizada a “Caminhada da Adoção”, no Parque Tia Nair, às 17h, na capital, uma ação para chamar a atenção do público local sobre a necessidade de desmitificação do processo adotivo.
(Com Assessoria)