O governador Pedro Taques (PSDB) e uma trupe de empresários, professores, membros de sua equipe e policiais viajaram pela América Latina durante uma semana em busca de acordos comerciais para o turismo, agropecuária e produção de grãos do Estado. A viagem, chamada de “Caravana da Integração” percorreu Bolívia, Chile e Peru entre os dias 22 e 27 de abril.
Além de promover a integração com a região, a estratégia do governo é fazer com que a produção mato-grossense ganhe uma saída pelo Pacífico, barateando os custos de transporte e chegando com mais agilidade à China, principal consumidora da produção do Estado.
Esta viagem é uma nova versão da Caravana do Estradeiro realizada pelo ex-governador Blairo Maggi (PR), em 2005. A versão de Taques é mais compacta contando com 50 membros, enquanto a de Maggi continha 117 pessoas. A Caravana do Estradeiro de Blairo Maggi não resultou em nada, já que o ex-governador, que é produtor rural e empresário do ramo de navegação, concluiu que não era viável escoar a produção por esta rota. Contudo, Taques demonstra convicção sobre os resultados dessa vez: “Se o governador Blairo Maggi fez essa viagem e não deu resultado, o problema é dele e de sua equipe. Nós vamos fazer a nossa parte e tenho certeza de que Mato Grosso, como um todo, vai ganhar”, declarou em entrevista ao site Mídia News, durante a viagem.
A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) contestou o propósito da Caravana durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso na noite desta terça-feira (3). Declarou que escoar a produção mato-grossense pelo porto peruano é inviável, já que as estradas do País não suportam o peso dos nossos caminhões. "A saída seria investimento em ferrovia, como vários estudos já demonstraram também. Portanto, se a intenção dessa caravana for a verificação técnica disso, tudo não passou de um passeio"
Apresentou também um requerimento ao Governo do Estado para que apresente o valor gasto e os custos gerados pela Caravana: "Em tempos de dificuldade financeira, em que o governo alega não ter dinheiro para fazer nada, em que os repasses aos hospitais municipais está atrasado há quatro meses, em que o salário dos servidores está ameaçado, acho que a população de Mato Grosso tem o direito de saber o quanto foi gasto nesta viagem pelo Estado", justificou Janaina.
Janaina ressalta que estudos comprovam que se a intenção for escoar nossos grãos pelo porto do Peru, as estradas daquele país não permitem o peso dos nossos caminhões. "A saída seria investimento em ferrovia, como vários estudos já demonstraram também. Portanto se a intenção dessa caravana for a verificação técnica disso, tudo não passou de um passeio", finalizou.
As ações fundamentais que foram discutidas pela Caravana de Taques são: a construção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres e sua integração com outras zonas de processamento do Pacífico; asfaltamento de 315 km entre as cidades bolivianas San Matias e San Ignácio de Velasco; e a construção da ferrovia Bioceânica.
A Rota e os acordos
A Caravana iniciou seu percurso no dia 22, mas podemos considerar o encontro da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur) como o início de uma semana focada na integração comercial entre Mato Grosso e seus vizinhos latinos. No evento, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de abril, estavam presentes lideranças de outros estados brasileiros, e representantes dos países Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru. Além desses, China e México, grandes interessados no mercado brasileiro e latino-americano.
A primeira parada da Caravana foi a cidade de Cáceres, simbólica, já que lá será construída uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), ou seja, um distrito industrial onde se instalarão as empresas que exportam pelo menos 80% de sua produção. Com isso, o governo estadual espera o aumento de investimentos estrangeiros, elevação do grau de competitividade das exportações brasileiras através de Mato Grosso, além de crescimento da geração de empregos e desenvolvimento socioeconômico da região.
O Governo de Mato Grosso lançou o edital para a construção da ZPE de Cáceres, no último dia 18 de abril e já conta com 17 empresas interessadas em se instalar no local. A primeira fase das obras tem valor inicial previsto de R$ 16 milhões e o projeto total está orçado em R$ 60 milhões. O projeto é idealizado há quase 25 anos e foi postergado nos últimos quatro governos estaduais.
A Caravana saiu do Brasil e pousou primeiramente nas cidades bolivianas de San Mathias e San Ignacio de Velasco, nos dias seguintes também visitaram San José dos Chiquitos, Santa Cruz de La Sierra, Vila Tunari, Cochabamba e Oruro. Na Bolívia as autoridades locais solicitaram o apoio do governador Pedro Taques para o asfaltamento de 315 km entre as cidades de San Matías e San Ignácio de Velasco.
Como resultado da Caravana da Integração, Taques lembrou a decisão do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) que se predispôs a financiar a obra de pavimentação entre San Matias e San Ignácio de Velasco, na Bolívia. Com a pavimentação, Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra estarão ligadas por via totalmente asfaltada, possibilitando maior intercâmbio comercial.
No dia 26 de abril a Caravana chegou ao Chile. No país foram visitados os portos de Patache, Patillo, Arica e o porto e a Zona Franca de Iquique. No primeiro dia foi assinado um termo de cooperação internacional entre Mato Grosso e a intendente Regional de Arica e Parinacota, Gladys Acuña Rosales, no Chile. De acordo com o Governo de Mato Grosso, o termo prevê contribuição para atividade comercial, industrial e setor de serviços, por meio de mecanismo de apoio, em coordenação com os diferentes níveis do Estado.
O último destino, Peru, também rendeu acordo de cooperação entre Mato Grosso e a governadora de Arequipa, Yamila Osorio Delgado. No documento ficou acordado que os estados irão agir juntos em prol do desenvolvimento do turismo, infraestrutura e logística. Neste campo, o governador destacou que vai trabalhar politicamente para que a ferrovia bioceânica tenha um de seus ramais no Sul do Peru e os produtos do Brasil possam ser transportados por meio dos portos da Região.
O governador Pedro Taques acredita que os resultados da Caravana foram positivos, como o financiamento pela CAF da pavimentação de 315 km na Bolívia, os acordos de cooperação firmados com o estado de Arequipa- Peru e Arica e Parinacora – Chile. Ambos podem beneficiar o escoamento da produção de Mato Grosso, e os acordos irão beneficiar a ZPE de Cáceres.
Quanto à ferrovia Bioceânica, foco principal da viagem, ainda não há nada concreto, mas Taques acredita que os resultados possam vir em breve. Em sua página do facebook comentou que “a governadora (de Arequipa, Peru) afirmou que há um comitê trabalhando pela construção de mais estradas e ferrovias. O governo tem tratativas com empresários chineses, que têm interesse neste trajeto de saída para a produção”, sinalizando apoio do país para o projeto da ferrovia.