Inúmeros estudos já comprovaram que os hábitos alimentares são definidos na infância, e as boas escolhas feitas durante essa fase costumam perdurar até a vida adulta, resultado em indivíduos mais saudáveis e felizes.
Uma alimentação equilibrada na infância e adolescência tem a capacidade de oferecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento e crescimento saudáveis, além de atuar de forma decisiva na prevenção de doenças como obesidade, depressão e câncer, tão comuns atualmente, inclusive nessa faixa etária.
Estudos indicam que crianças e adolescentes que têm uma alimentação nutritiva e variada são mais concentrados, sociáveis, têm melhor rendimento na escola, além de apresentarem humor mais estável e melhor imunidade.
A alimentação deve ser exclusiva no seio materno até o sexto mês, aí começa a introdução dos novos alimentos sempre ricos em frutas da época, verduras e legumes frescos, folhosos verde-escuro, carne magra, ovo, cereais e leguminosas.
Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, crianças menores de dois anos e até esta idade não devem consumir açúcar refinado e alimentos preparados com o mesmo.
Um dos alimentos queridinhos da molecada é o achocolatado. Uma porção de 2 c. sopa desse produto possui 14g de açúcar e baixíssima quantidade de cacau. O açúcar em excesso é um perigo não só para os dentes, pois estudos mostram que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e também hiperatividade, com redução na capacidade de concentração e irritabilidade. Podemos melhorar o achocolatado fazendo uso de leite vegetal (amêndoas ou coco) com chocolate rico em cacau, se precisar adoce com açúcar de coco ou demerara.
Para fazer o leite de coco caseiro natural, use 1 medida = 1 xícara de coco picado (polpa) para 4 medidas (xícaras) de água quente, bata no liquidificador ou mixer por 5 minutos e coe em uma peneira bem fininha ou pano. Ele pode ser armazenado na geladeira de 3 a 5 dias. É rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Tem vitamina C, B1, B3, B5 e B6, sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro.
Para fazer o leite de amêndoas, lave 1 copo de amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo e guarde na geladeira. Escorra a água que ficou de molho e bata no liquidificador com 2 copos de água. Coe em um pano fino. Se preferir mais grosso bata com menos água.